Aprendizagem organizacional e motivação humana: uma relação sistemicamente representada

Auteurs-es

  • Giovanna Garrido Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Adriana Vazzoler Mendonça Faculdade de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP
  • Marco Antonio Silveira Faculdade de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465922432

Mots-clés :

Organizational learning, motivation, performance, educator manager, sustainability

Résumé

Este estudo visa atribuir às análises sobre a aprendizagem organizacional um viés subjetivo, objetivando explorar as principais relações de causalidade entre a aprendizagem e a motivação no contexto organizacional. Classificado como pesquisa bibliográfica de cunho psicológico e sociológico, o estudo se sustentou, predominantemente, em referenciais disponíveis nas bases Scielo e Proquest. A solidez do debate garantiu-se pela ancoragem do estudo a duas bases argumentativas que, pela subjetividade analítica aqui proposta, foram julgadas influentes no processo abordado: a essência humana e o sentido encoberto do trabalho. Com base na consideração dessas duas bases e na metodologia adotada, construiu-se um mapa sistêmico incluindo as principais variáveis que circundam a relação entre os fenômenos aprendizagem e motivação, denotando a natureza desta relação e a forma como, relacionados, impactam na produtividade do trabalho e no desempenho das organizações. O mapa construído mostrou-se pertinente por possibilitar uma melhor interpretação das relações causais e das influências recíprocas, direta ou inversamente proporcionais, entre as variáveis de interesse, subsidiando decisões e servindo de orientação aos gestores envolvidos nos processos de aprendizagem organizacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Giovanna Garrido, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Titulação: Mestre em Engenharia de Produção - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Cargo: Pesquisadora Bolsista CNPq - Brasil

 

Adriana Vazzoler Mendonça, Faculdade de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP

Titulação: Especialista em Administração e Gestão da Qualidade - Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG)

Cargo: Bolsista CNPq - Brasil

Marco Antonio Silveira, Faculdade de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP

Titulação: Doutor em Engenharia Mecânica Processos de Fabricação  - Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 

Cargo: Professor do Programa de Doutorado em
Administração da FACCAMP / Pesquisador de Nível Superior

Publié-e

2019-02-27

Comment citer

Garrido, G., Mendonça, A. V., & Silveira, M. A. (2019). Aprendizagem organizacional e motivação humana: uma relação sistemicamente representada. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1222–1239. https://doi.org/10.5902/1983465922432