O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica

Autori

  • Mario Roberto dos Santos Universidade Nove de Julho, São Paulo, São Paulo
  • Cláudia Echevenguá Teixeira Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • José Carlos Barbieri Fundação Getúlio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921865

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar um método para avaliar alternativas de valorização de resíduos usando de modo combinado a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e medidas de ecoeficiência. Esse método foi aplicado às cinzas pesadas – resíduos provenientes da combustão de carvão mineral em usinas termelétricas – empregadas como matéria-prima alternativa à areia industrial utilizada na produção de materiais cerâmicos e também ao clínquer utilizado na produção de cimento Portland. A avaliação da ecoeficiência foi realizada conforme a norma NBR ISO 14045, que orienta que os impactos ambientais devem ser avaliados por meio da utilização da ACV. Os resultados mostraram que a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de revestimentos cerâmicos comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 0,2% inferior para 0,97% superior. Já a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de cimento comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 1% inferior para valores entre 2,4% e 11,5% superiores. A aplicação do método indicou, assim, que o uso das cinzas pesadas na produção de materiais cerâmicos ou na substituição do clínquer na produção de cimento Portland melhora a ecoeficiência das empresas termelétricas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Mario Roberto dos Santos, Universidade Nove de Julho, São Paulo, São Paulo

Doutor em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Cláudia Echevenguá Teixeira, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)

Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) no Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora e Pesquisadora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, no Programa de Pós-graduação em Administração, nos Mestrados Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão de Projetos e, é diretora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

José Carlos Barbieri, Fundação Getúlio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP-POI) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da EAESP na Linha de Pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-04

Come citare

Santos, M. R. dos, Teixeira, C. E., Kniess, C. T., & Barbieri, J. C. (2016). O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica. Revista De Administração Da UFSM, 9, 82–99. https://doi.org/10.5902/1983465921865

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i