O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica

Autor/innen

  • Mario Roberto dos Santos Universidade Nove de Julho, São Paulo, São Paulo
  • Cláudia Echevenguá Teixeira Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • José Carlos Barbieri Fundação Getúlio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921865

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar um método para avaliar alternativas de valorização de resíduos usando de modo combinado a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e medidas de ecoeficiência. Esse método foi aplicado às cinzas pesadas – resíduos provenientes da combustão de carvão mineral em usinas termelétricas – empregadas como matéria-prima alternativa à areia industrial utilizada na produção de materiais cerâmicos e também ao clínquer utilizado na produção de cimento Portland. A avaliação da ecoeficiência foi realizada conforme a norma NBR ISO 14045, que orienta que os impactos ambientais devem ser avaliados por meio da utilização da ACV. Os resultados mostraram que a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de revestimentos cerâmicos comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 0,2% inferior para 0,97% superior. Já a ecoeficiência relativa da geração de cinzas pesadas para uso na indústria de cimento comparada com a geração de cinzas pela termelétrica dispostas nas lagoas passaria de 1% inferior para valores entre 2,4% e 11,5% superiores. A aplicação do método indicou, assim, que o uso das cinzas pesadas na produção de materiais cerâmicos ou na substituição do clínquer na produção de cimento Portland melhora a ecoeficiência das empresas termelétricas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Mario Roberto dos Santos, Universidade Nove de Julho, São Paulo, São Paulo

Doutor em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Cláudia Echevenguá Teixeira, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)

Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) no Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora e Pesquisadora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, no Programa de Pós-graduação em Administração, nos Mestrados Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão de Projetos e, é diretora do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

José Carlos Barbieri, Fundação Getúlio Vargas - SP, Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP-POI) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da EAESP na Linha de Pesquisa em Gestão de Operações e Sustentabilidade.

Veröffentlicht

2016-12-04

Zitationsvorschlag

Santos, M. R. dos, Teixeira, C. E., Kniess, C. T., & Barbieri, J. C. (2016). O uso da avaliação do ciclo de vida e da ecoeficiência para avaliar alternativas de valorização de resíduos: um estudo em empresa termelétrica. Revista De Administração Da UFSM, 9, 82–99. https://doi.org/10.5902/1983465921865

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in