Facebook “verde amarelo” e preferência de uso da rede para os brasileiros

Autori

  • Naiara Silva Ferreira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Milton Cordeiro Farias Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912278

Abstract

A rede social Facebook compreende uma grande teia de usuários no mundo, correspondendo a aproximadamente 1,4 bilhões de usuários. No Brasil é o segundo site mais visitado pelos internautas e é a rede preferida entre aqueles que buscam interação, sociabilidade e entretenimento. Neste contexto, o objetivo do estudo foi identificar a usabilidade do Facebook entre os usuários brasileiros nos ambientes online, dada essa intensa conexão, compartilhamento conteúdos e a ampla gama de informações disponíveis no site às organizações. Foram utilizados dois métodos qualitativos e complementares, o primeiro com a pesquisa netnográfica e o segundo aplicando questionários abertos via Facebook e email. Os resultados encontrados apresentam 7 (sete) categorias de usuários, que enfatizam os diferentes comportamentos de uso e tratam dos valores que estimulam ou reprimem a usabilidade. Neste contexto, estes grupos de usuários abrem enfoques sobre as diversas possibilidades das organizações alcançarem os consumidores, que estão nessas redes gerando insights para o marketing.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Naiara Silva Ferreira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestranda em Administração na linha de pesquisa de Gestão Organizacional, bolsista CAPES/PROSUP (UNAMA). Graduada em Relações Internacionais. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico (GPMKT)

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pós-Doutorando na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy). É professor pesquisador da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Milton Cordeiro Farias Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA). Docente Permanente do Programa de Mestrado em Administração (UNAMA) e Docente Colaborador do Mestrado em Ciência Política (UFPA)

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-10-24

Come citare

Ferreira, N. S., Arruda Filho, E. J. M., & Farias Filho, M. C. (2017). Facebook “verde amarelo” e preferência de uso da rede para os brasileiros. Revista De Administração Da UFSM, 10(3), 452–473. https://doi.org/10.5902/1983465912278

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i