Innovation in the adoption of the electronic judicial process – EJP

Authors

  • Jomar Nascimento Neves Faculdade de Belém - FABEL
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD http://orcid.org/0000-0002-1574-8332

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932620

Abstract

This article analyzes a case study of technological innovation with the use of the Electronic Judicial Process - EJP, occurred in the 8th Regional Labor Court, in the 8th Brazilian Judicial District, in Belém, capital of the state of Pará (PA). The research adopted a qualitative and exploratory approach, carrying out interviews with users and actors who maintain the innovation process. The conclusions reflect, evaluate and describe the path of acceptance, adoption, and diffusion of the Electronic Judicial Process, following the stages developed by Roger’s theory regarding the process of innovation’s diffusion and adoption. The study identified that users are loyal to the EJP and they do not show any intention of replacing it, for example, with the tool that was in place before the EJP use. In addition, the study reveals the perception of the importance and superiority of the platform, adding more value to the innovative process, even observing that there were difficulties at the beginning of the adoption. The research showed that users perceived a reduction in the working time, which contributed for each individual become a potential actor in the process of adoption and diffusion of the innovation proposed within the Labor Court of Belém.

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Author Biographies

Jomar Nascimento Neves, Faculdade de Belém - FABEL

Possui graduação em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1982), graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2000) e graduação em Administração pela União das Escolas Superiores do Pará (1990). Atualmente é coordenador de curso de administração - Faculdades Integradas do Tapajós, coordenador de curso de ciências econômicas - Faculdades Integradas do Tapajós, professor da Faculdade de Estudos Avançados do Estado do Pará, coordenou o curso de bacharelado em Administração da Faculdade de Belém e docente da Faculdade de Belém , atualmente exerce a função de coordenador adjunto do curso de bacharelado em Direito. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, hospitalidade, mudança e agronegócios. Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Amazônia (2017)

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). Professor e pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC em Belo Horizonte (MG) desde Setembro de 2015, atuando na linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Janeiro de 2014 a Novembro de 2015. Professor do mesmo Programa desde 2009 e Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA desde seu lançamento em 2012 até Novembro de 2015. Esteve como Editor Associado das revistas BAR da ANPAD e Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC da UEBA), tendo sido Editor associado de outras revistas de impacto nacionais, estando atualmente como Editor Associado do International Journal of Business and Systems Research. Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como The Journal of Consumer Marketing - JCM, JPIM - Journal of Product Innovation Management, Games and Culture, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras revistas além das conferências nas áreas de expertise. Líder do Tema 10 da divisão acadêmica de Marketing da ANPAD para o triênio 2015-2017 e membro do comitê científico de Marketing para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Executivo da ANPAD para suporte a Diretoria Executiva de 2016-2017. Consultor AdHoc da CAPES desde Jan/2012, onde vem participando ativamente no processo de avaliação de cursos, eventos e projetos para a área de Administração, além de ter participado da Avaliação Trienal 2010/2012. Bolsista de Produtividade do CNPq 2016-2018 e consultor AdHoc do órgão. Tem interesse de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Tecnológicos e Tendências de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: novos produtos de telecomunicações / Tecnologia da Informação, convergência tecnológica, metodologia de pesquisa, marketing tecnológico e comportamento do consumidor.

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Published

2020-06-01

How to Cite

Neves, J. N., & Arruda Filho, E. J. M. (2020). Innovation in the adoption of the electronic judicial process – EJP. Revista De Administração Da UFSM, 13(2), 376–393. https://doi.org/10.5902/1983465932620

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