A difusão da inovação no contexto da adoção do processo judicial eletrônico – PJE

Autores

  • Jomar Nascimento Neves Faculdade de Belém - FABEL
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD http://orcid.org/0000-0002-1574-8332

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932620

Resumo

Este artigo propôs analisar o caso de inovação tecnológica com o uso do Processo Judicial Eletrônico – PJE, ocorrido no Tribunal Regional do Trabalho 8º Região, precisamente na 8ª Vara do Trabalho em Belém - PA. O estudo proposto foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e por meio de entrevistas dos usuários e mantenedores do processo. Este trabalho está baseado em um estudo de caso, cujas as conclusões buscaram refletir, avaliar e descrever a trajetória da aceitação, adoção e difusão do Processo Judicial Eletrônico, seguindo as etapas do processo de difusão e de adoção da inovação desenvolvido pela teoria de Rogers. O estudo identificou uma fidelização da plataforma PJE no seu uso por parte dos usuários, sem intenção de substituí-la, como por exemplo, pela ferramenta que a antecedeu. Além disto, é identificado a percepção com a importância e superioridade que a plataforma possui, agregando mais valor ao processo inovador, mesmo diante de dificuldades iniciais na utilização, propondo ainda uma percepção da redução do tempo de trabalho, tornando cada indivíduo um ator potencial para adoção e difusão da inovação proposta pelo Fórum da Justiça do Trabalho de Belém.

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Biografia do Autor

Jomar Nascimento Neves, Faculdade de Belém - FABEL

Possui graduação em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1982), graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (2000) e graduação em Administração pela União das Escolas Superiores do Pará (1990). Atualmente é coordenador de curso de administração - Faculdades Integradas do Tapajós, coordenador de curso de ciências econômicas - Faculdades Integradas do Tapajós, professor da Faculdade de Estudos Avançados do Estado do Pará, coordenou o curso de bacharelado em Administração da Faculdade de Belém e docente da Faculdade de Belém , atualmente exerce a função de coordenador adjunto do curso de bacharelado em Direito. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, hospitalidade, mudança e agronegócios. Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Amazônia (2017)

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). Professor e pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC em Belo Horizonte (MG) desde Setembro de 2015, atuando na linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Janeiro de 2014 a Novembro de 2015. Professor do mesmo Programa desde 2009 e Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA desde seu lançamento em 2012 até Novembro de 2015. Esteve como Editor Associado das revistas BAR da ANPAD e Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC da UEBA), tendo sido Editor associado de outras revistas de impacto nacionais, estando atualmente como Editor Associado do International Journal of Business and Systems Research. Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como The Journal of Consumer Marketing - JCM, JPIM - Journal of Product Innovation Management, Games and Culture, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras revistas além das conferências nas áreas de expertise. Líder do Tema 10 da divisão acadêmica de Marketing da ANPAD para o triênio 2015-2017 e membro do comitê científico de Marketing para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Executivo da ANPAD para suporte a Diretoria Executiva de 2016-2017. Consultor AdHoc da CAPES desde Jan/2012, onde vem participando ativamente no processo de avaliação de cursos, eventos e projetos para a área de Administração, além de ter participado da Avaliação Trienal 2010/2012. Bolsista de Produtividade do CNPq 2016-2018 e consultor AdHoc do órgão. Tem interesse de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Tecnológicos e Tendências de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: novos produtos de telecomunicações / Tecnologia da Informação, convergência tecnológica, metodologia de pesquisa, marketing tecnológico e comportamento do consumidor.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Neves, J. N., & Arruda Filho, E. J. M. (2020). A difusão da inovação no contexto da adoção do processo judicial eletrônico – PJE. Revista De Administração Da UFSM, 13(2), 376–393. https://doi.org/10.5902/1983465932620

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