Além do chimarrão: a influência da FOMO (medo de ficar de fora) no consumo conspícuo dos gaúchos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465988851

Mots-clés :

FOMO, Medo de ficar de fora, Consumo conspícuo

Résumé

Finalidade: Este estudo buscou analisar a influência da Fear of Missing Out (FOMO) - medo de perder ou ficar de fora - no consumo conspícuo, que seria compreendido como uma forma de elevar o status perante a sociedade, através da exibição pública de riqueza. 

Desenho/metodologia/abordagem: Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com 389 consumidores gaúchos, utilizando-se como técnica de análise a estatística descritiva e a regressão linear simples. Foi aplicado um questionário online através do Formulários Google, no qual foi dividido em quatro blocos e contemplou escala tipo Likert de cinco pontos. 

Constatações: Os resultados destacam a presença do medo de ficar de fora na psicologia das pessoas, ressaltando sua importância na sociedade contemporânea, onde a conectividade e o acesso constante a informações alimentam esse medo. Ademais, essa compreensão pode promover um consumo mais consciente e saudável, atendendo às necessidades emocionais e sociais dos indivíduos. Os participantes demonstraram um comportamento de consumo conspícuo, buscando adquirir produtos que demonstrem status e pertencimento a grupos sociais específicos. A presença da FOMO teve um impacto significativo nesse comportamento, mostrando uma relação direta de 19,3%. Isso evidencia a conexão entre o medo de ficar de fora e a propensão ao consumo conspícuo. 

Originalidade: Esses resultados têm implicações importantes para profissionais de marketing, que podem utilizar essas informações para desenvolver estratégias direcionadas, promover uma conexão emocional com os consumidores, como também, direcionar estratégias mais eficazes considerando sua influência na tomada de decisão de compra.

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Bibliographies de l'auteur-e

Larissa Gusmão Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa (PPGA/UNIPAMPA). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Temas de interesse: Marketing; Comportamento do Consumidor; Comportamento Sustentável; Consumidor Vulnerável; Pesquisa Transformativa do Consumidor (PTC).

Gabriela Noetzold Gundlach, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa (PPGA/UNIPAMPA), na linha de pesquisa de estratégias e sistemas. Especialização Lato Sensu em Marketing, Estratégia e Inovação pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Técnica em Transações Imobiliárias pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Áreas de afinidade e interesse: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na Contemporaneidade; Qualidade de Vida no Trabalho; Marketing; Comportamento do Consumidor; Marketing Esportivo; Marketing de Turismo e Lazer.

Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando nos programas de Administração, Gestão Pública e Administração Pública (EaD), no Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA/UNIPAMPA e no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIPAMPA). Doutora em Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas. Bacharel em Administração pela UFSM.

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Publié-e

2025-05-30

Comment citer

Oliveira, L. G., Gundlach, . G. N., & Corso, K. B. (2025). Além do chimarrão: a influência da FOMO (medo de ficar de fora) no consumo conspícuo dos gaúchos. Revista De Administração Da UFSM, 18(1), e5. https://doi.org/10.5902/1983465988851

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