Análise da competição, cooperação e coopetição: uma comparação entre clusters varejistas planejados e não planejados na cidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983465963708Mots-clés :
Cooperação. Competição. Coopetição. Clusters Varejistas.Résumé
Objetivo - O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas entre clusters de varejistas planejados e não planejados quanto à concorrência, cooperação e coopetição.
Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo por meio de uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Multigrupo-PLS. Foi aplicado um questionário com 535 empresas pertencentes aos cluster planejados e não planejados do varejo de automóveis e móveis da cidade de São Paulo.
Objetivo - O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas entre clusters de varejistas planejados e não planejados quanto à concorrência, cooperação e coopetição.
Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo por meio de uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Multigrupo-PLS. Foi aplicado um questionário com 535 empresas pertencentes aos cluster planejados e não planejados do varejo de automóveis e móveis da cidade de São Paulo.
Principais resultados – Os principais resultados indicam que foi possível identificar, nos dois clusters pesquisados, que não há diferença quanto à cooperação / colaboração analisada, bem como quanto à coopetição. Ao contrário da competição que apresentou maior predominância nos clusters não planejados. Assim, foi possível afirmar nesses clusters há maior competição do que cooperação. Os resultados da pesquisa também puderam identificar que quando uma empresa está inserida em um cluster, ela possui uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios de varejo.
Originalidade / valor - A grande contribuição deste estudo para a literatura e implicações administrativas é a identificação de que quando uma empresa está inserida em um cluster, ela tem uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios varejistas.
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