Análise da competição, cooperação e coopetição: uma comparação entre clusters varejistas planejados e não planejados na cidade de São Paulo

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465963708

Schlagworte:

Cooperação. Competição. Coopetição. Clusters Varejistas.

Abstract

Objetivo - O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas entre clusters de varejistas planejados e não planejados quanto à concorrência, cooperação e coopetição.

Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo por meio de uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Multigrupo-PLS. Foi aplicado um questionário com 535 empresas pertencentes aos cluster planejados e não planejados do varejo de automóveis e móveis da cidade de São Paulo.

Objetivo - O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas entre clusters de varejistas planejados e não planejados quanto à concorrência, cooperação e coopetição.

Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo por meio de uma Análise Fatorial Exploratória e Análise Multigrupo-PLS. Foi aplicado um questionário com 535 empresas pertencentes aos cluster planejados e não planejados do varejo de automóveis e móveis da cidade de São Paulo.

Principais resultados – Os principais resultados indicam que foi possível identificar, nos dois clusters pesquisados, que não há diferença quanto à cooperação / colaboração analisada, bem como quanto à coopetição. Ao contrário da competição que apresentou maior predominância nos clusters não planejados. Assim, foi possível afirmar nesses clusters há maior competição do que cooperação. Os resultados da pesquisa também puderam identificar que quando uma empresa está inserida em um cluster, ela possui uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios de varejo.

Originalidade / valor - A grande contribuição deste estudo para a literatura e implicações administrativas é a identificação de que quando uma empresa está inserida em um cluster, ela tem uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios varejistas.

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Autor/innen-Biografien

Rosângela Sarmento Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS e Mestre em Administração -USCS, linha de pesquisa Redes Organizacionais e Inovação, graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Atual da Amazônia. Experiência na área de marketing Professora Drª do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe-UFS e Professora do Mestrado em Administração-UFS - PROPADM. Foi professora da Faculdade Metropolitas Unidas -FMU, Anhaguera Educacional, Senac Vila Prudente-SP e Universidade Estadual de Roraima - UERR. Avaliadora de cursos e instituições do MEC.

Denis Donaire Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

Graduação em Ciências Econômicas e Administrativas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André (1967), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pesquisador e autor de artigos e livros na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: clusters e redes de negócios, gestão sócio-ambiental, estratégia, metodologia da pesquisa, recursos humanos e aspectos da gerência das organizações. Avaliador Institucional do INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e Avaliador de cursos do CEE ? Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Marcos Antonio Gaspar, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSantAnna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho, sendo líder da linha de pesquisa Tecnologia da Informação e do Conhecimento. Membro da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Conselheiro da ITA - International Telework Academy. É pesquisador de temas relacionados à Gestão da Informação, Gestão e Governança da Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento e Estratégia Empresarial no contexto da Indústria 4.0.

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Veröffentlicht

2021-11-09

Zitationsvorschlag

Silva, R. S., Donaire, D. D., & Gaspar, M. A. (2021). Análise da competição, cooperação e coopetição: uma comparação entre clusters varejistas planejados e não planejados na cidade de São Paulo. Revista De Administração Da UFSM, 14(4), 827–847. https://doi.org/10.5902/1983465963708

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