Blog: ferramenta estratégica de comunicação organizacional

Auteurs-es

  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Foitaleza-UNIFOR
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Maria Clara Bugarim Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Fábio Luiz Benício Maia Nogueira Universidade de Fortaleza-UNIFOR

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346594809

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198346594809

Este trabalho tem como objetivo geral debater a importância do blog como ferramenta da comunicação organizacional interna e externa, destacando-o como uma nova modalidade de comunicação que pode colaborar no gerenciamento de informações e na construção de uma imagem empresarial competitiva, motivando o público interno e fidelizando clientes. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação documental foi feita em um site relacionado à ferramenta GoogleDocs. Na pesquisa de campo, optou-se pela análise de conteúdo. Como resultado, observa-se que as empresas estão implantando processos de comunicação organizacionais mais participativos e estratégicos. Nessa perspectiva, concluiu-se que os blogs organizacionais constituem instrumentos com poder de comunicação bidirecional instantâneo, aptos a assegurarem uma interação de informações entre a organização e seus públicos, constituindo-se uma estratégia no fortalecimento da imagem frente ao público alvo, funcionando como ferramenta colaborativa de gestão da informação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Foitaleza-UNIFOR

Professora Titular do Mestrado e Doutorado no PPGA -UNIFOR

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Ceará-UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará-UFC, doutorando em Administração da UNIFOR(PPGA).

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Publié-e

2012-08-23

Comment citer

Tassigny, M. M., Brasil, M. V. de O., Bugarim, M. C., & Nogueira, F. L. B. M. (2012). Blog: ferramenta estratégica de comunicação organizacional. Revista De Administração Da UFSM, 5(2), 262–276. https://doi.org/10.5902/198346594809

Numéro

Rubrique

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