Privações do consumo infantil: um estudo realizado com crianças em situação de pobreza relativa

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465936073

Résumé

O objetivo do artigo é analisar as privações materiais do consumo infantil no âmbito na pobreza relativa, a fim de identificar as privações vivenciadas por crianças e caracterizar as implicações e estratégias de enfrentamento diante dessas privações. Na pesquisa empírica foram entrevistadas 23 crianças e seus respectivos responsáveis, somando 46 entrevistados. Na coleta de dados também foi empregada uma técnica projetista por meio da produção de um desenho pela criança como suporte na realização das entrevistas. Os resultados indicam que as crianças sofrem privações relacionadas à saúde, educação e habitação. As privações referentes a entretenimento e brinquedos foram encontradas com maior frequência. Em decorrência das privações as crianças sofrem consequências emocionais e sociais, enfrentadas por meio da reorientação emocional.

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Mayara Muniz Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN.

Mayara Muniz de Oliveira é mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na linha de pesquisa Marketing e Sociedade (2016). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/UACC/CCJS) Campus de Sousa (CRA-PB 1-5346). Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Curso de Administração. Reside na cidade de Sousa – PB.

 

Mayara Muniz de Oliveira holds a master in Administration by the Graduate Program in Administration (PPGA) of the Federal University of Paraíba (UFPB) in the research line Marketing and Society (2016). Graduated in Administration from the Federal University of Campina Grande (UFCG / UACC / CCJS) Campus de Sousa (CRA-PB 1-5346). Professor at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) Administration course. He lives in the city of Sousa - PB.

Rita de Cássia Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Rita de Cássia de Faria Pereira é doutora Graduado em Administração (Marketing & Estratégia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharelado em Ciências. e M.Sc. graduados em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Foi professora assistente de Marketing no Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora assistente de Marketing do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente trabalha na UFPB como professora associada de Marketing no Departamento de Administração, membro do corpo docente da Graduate School of Management (PPGA) e membro do corpo docente da Graduate School of Learning Organizations (MPGOA). Na UFPB, ela também foi chefe do Departamento de Administração e diretora do PPGA duas vezes. É pesquisadora chefe do Grupo de Pesquisa em Marketing, Consumo e Sociedade e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Sociedade (GTIS) - ambos credenciados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Seus trabalhos apareceram em mais de 20 periódicos, como RAUSP, RAC, RBGN, RPBG, REAd, Jornal de Gestão Global de TI, TI e Pessoas, Computadores em Comportamento Humano, Revista Internacional de Capital Humano e Profissionais de TI, e International Journal. de Engenharia de Software e Engenharia do Conhecimento. Seus interesses de pesquisa atuais incluem redes sociais virtuais, marketing de relacionamento e marketing e sociedade.

Rita de Cássia de Faria Pereira holds a Ph.D. degree in Management (Marketing & Strategy) earned from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and B.Sc. and M.Sc. degrees in Business Administration earned from Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. She was an assistant professor of Marketing at the Department of Management at Federal University of Santa Maria (UFSM) and an assistant professor of Marketing at the Department of Management at Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). She currently works at UFPB as an associate professor of Marketing at the Department of Management, a faculty member of the Graduate School of Management (PPGA), and a faculty member of the Graduate School of Learning Organizations (MPGOA). At UFPB, she has been also head of the Department of Management and director of PPGA twice. She is chief researcher of the Marketing, Consumption & Society Research Group, and a member of the Information Technology & Society Research Group (GTIS) - both accredited by the Brazilian Research Council (CNPq). Her works appeared in 20+ peer-reviewed journals, such as RAUSP, RAC, RBGN, RPBG, REAd, Journal of Global IT Management, IT & People, Computers in Human Behavior, International Journal of Human Capital & IT Professionals, and International Journal of Software Engineering & Knowledge Engineering. Her current research interests include virtual social networks, relationship marketing, and marketing & society.

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Publié-e

2020-02-06

Comment citer

Oliveira, M. M., & Pereira, R. de C. F. (2020). Privações do consumo infantil: um estudo realizado com crianças em situação de pobreza relativa. Revista De Administração Da UFSM, 12, 1155–1172. https://doi.org/10.5902/1983465936073