Proatividade de práticas sustentáveis: uma análise das práticas da empresa Mercur S.A.

Auteurs-es

  • Ana Paula Ferreira Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Luis Felipe Machado do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465921546

Résumé

A adoção de práticas de sustentabilidade em organizações pode ser analisada em um contínuo, formado por dois extremos: a resposta reativa e proativa. Nesse contexto, a proatividade de práticas sustentáveis pode ser definida como a adoção de ações, realizadas voluntariamente por empresas, com a finalidade de melhorar o desempenho ambiental e o desempenho social, além de cumprir às exigências legais. A empresa proativa afirma sua preocupação e seu compromisso com a sociedade e o ambiente natural em que está inserida. Diante dessas considerações, o objetivo desta pesquisa é analisar a adoção voluntária de práticas de sustentabilidade – proatividade de práticas sustentáveis – de uma empresa, a Mercur S.A., por meio de um estudo de caso. Os resultados indicam que a Mercur pode ser considerada uma empresa proativa, em função da implantação total de ações em prol da sustentabilidade ao core business da organização e da implantação parcial de outras práticas. Ademais, a postura proativa de práticas sustentáveis da Mercur pode estimular seus parceiros a seguir o mesmo caminho, contribuindo, assim, para a introdução de práticas de sustentabilidade em outras empresas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Ferreira Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Luis Felipe Machado do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professor Titular na Escola de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

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Publié-e

2016-08-07

Comment citer

Alves, A. P. F., & Nascimento, L. F. M. do. (2016). Proatividade de práticas sustentáveis: uma análise das práticas da empresa Mercur S.A. Revista De Administração Da UFSM, 9, 25–42. https://doi.org/10.5902/1983465921546