Valores pessoais e percepção de atributos em marcas regionais de café na cidade de Lavras

Auteurs-es

  • Marcio Lopes Pimenta UNIFEI
  • Marcos Hideyuki Yokoyama UFSCAR
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Unifal
  • Stella Naomi Moriguchi UFU
  • Juliana Flávia Palazzo da Costa Macedo UFU

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346591713

Résumé

Marcas regionais de alimentos proporcionam diferencial competitivo porque seus consumidores relacionam determinados atributos desejados com a imagem positiva da origem geográfica do produto. Tal imagem influencia o processo de decisão de compra, diante de suas percepções sobre os atributos da marca e os benefícios esperados ao consumir produtos dela derivados. Nessa visão, este trabalho evidencia a estrutura cognitiva de valores de consumidores em relação a marcas regionais de café torrado e moído na região de Lavras, Minas Gerais. Por meio de entrevistas em profundidade, utilizando a técnica qualitativa laddering, foi elaborado um mapa hierárquico de valor, que mostra uma conexão das marcas regionais aos atributos: ‘Características sensoriais', ‘É da região', ‘Marca conhecida', ‘Preço mais baixo' e ‘Pureza do alimento' na percepção dos consumidores. Por meio desses atributos, os consumidores acreditam poder alcançar valores pessoais como: ‘Autorrealização', ‘Bem-estar próprio e da população', ‘Felicidade', ‘Nostalgia', ‘Qualidade de vida' e ‘Longevidade'.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcio Lopes Pimenta, UNIFEI

Professor, UNIFEI, no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, doutorando em engenharia de Produção, UFSCAR

Marcos Hideyuki Yokoyama, UFSCAR

Mestre em Engenharia de Produção Ufscar

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Unifal

Doutor em Administração, Professor da UNIFAL-MG Dep. Administração

Stella Naomi Moriguchi, UFU

Doutora em Administração. Professora da UFU - Faculdade de Gestão e Negócios

Juliana Flávia Palazzo da Costa Macedo, UFU

Mestre em Administração  UFU

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Publié-e

2011-05-24

Comment citer

Pimenta, M. L., Yokoyama, M. H., Boas, L. H. de B. V., Moriguchi, S. N., & Macedo, J. F. P. da C. (2011). Valores pessoais e percepção de atributos em marcas regionais de café na cidade de Lavras. Revista De Administração Da UFSM, 4(1), 39–52. https://doi.org/10.5902/198346591713

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