Os valores pessoais que orientam o comportamento de jovens universitários como investidores da bolsa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910483Resumen
O mercado financeiro desperta o interesse de pesquisadores em campos distintos da administração, como marketing e finanças. Nesse contexto, buscou-se evidenciar o comportamento do jovem universitário frente ao mercado de ações. A perspectiva da teoria da cadeia de meios-fim, auxiliada pela laddering (escada) como técnica de entrevista, afirma que o comportamento de consumo parte inicialmente dos atributos de um produto, os quais podem culminar em valores pessoais do indivíduo. A fim de entender os motivos que levam os jovens universitários a aventurar-se no mercado de ações, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, baseada na means-end chain (MEC) e realizada nas principais corretoras de valores da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Nesse sentido, a pesquisa apresenta um mapa de valores pessoais que resumem o comportamento deste público no que se refere aos investimentos em ações. Os valores pessoais encontrados apontam para três perfis diferentes do jovem universitário: o investidor totalmente aberto à mudança, o investidor que pensa no futuro e o investidor orientado por valores de segurança.
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