Os valores pessoais que orientam o comportamento de jovens universitários como investidores da bolsa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910483Resumen
O mercado financeiro desperta o interesse de pesquisadores em campos distintos da administração, como marketing e finanças. Nesse contexto, buscou-se evidenciar o comportamento do jovem universitário frente ao mercado de ações. A perspectiva da teoria da cadeia de meios-fim, auxiliada pela laddering (escada) como técnica de entrevista, afirma que o comportamento de consumo parte inicialmente dos atributos de um produto, os quais podem culminar em valores pessoais do indivíduo. A fim de entender os motivos que levam os jovens universitários a aventurar-se no mercado de ações, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, baseada na means-end chain (MEC) e realizada nas principais corretoras de valores da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Nesse sentido, a pesquisa apresenta um mapa de valores pessoais que resumem o comportamento deste público no que se refere aos investimentos em ações. Os valores pessoais encontrados apontam para três perfis diferentes do jovem universitário: o investidor totalmente aberto à mudança, o investidor que pensa no futuro e o investidor orientado por valores de segurança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.