A qualidade em serviços e a satisfação de clientes: comparação entre a percepção de alunos de graduação e de pós-graduação de uma IES

Autores/as

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Eberle UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Anderson Corso UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599935

Resumen

Este estudo abordou a identificação e avaliação dos principais atributos e das respectivas dimensões da qualidade em serviços de uma Instituição de Ensino Superior (IES), comparando a percepção dos alunos de um curso de graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu quanto aos níveis de satisfação em relação aos serviços prestados, à sua possibilidade de recompra e à indicação a terceiros. Assim, a pesquisa foi implementada em duas fases, uma qualitativo-exploratória e outra quantitativo-descritiva, com a aplicação de uma survey. Por meio da Análise Fatorial Exploratória, para os alunos do curso de graduação, foram identificadas 10 dimensões da qualidade em serviços, contempladas por 39 atributos. Para os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu, foram identificadas seis dimensões, formadas por 40 atributos. Ao identificar e avaliar tais atributos e dimensões da qualidade dos serviços prestados, percebeu-se que, na perspectiva dos alunos da IES, existe a possibilidade de contribuir para um melhor planejamento e desempenho acadêmico e institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor e pesquisador da UCS (Universidade de Caxias do Sul). Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Luciene Eberle, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Doutoranda em Administração pela UCS/PUC-RS. Professora e pesquisadora da UCS.

Anderson Corso, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Professor da UCS.

Deonir De Toni, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração na Área de Marketing pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor e pesquisador da UCS (Universidade de Caxias do Sul).

Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Milan, G. S., Eberle, L., Corso, A., & De Toni, D. (2015). A qualidade em serviços e a satisfação de clientes: comparação entre a percepção de alunos de graduação e de pós-graduação de uma IES. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 415–437. https://doi.org/10.5902/198346599935

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a