Satisfação e comprometimento organizacional afetivo: um estudo com docentes universitários do curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597588Resumen
As Instituições de Ensino Superior, assim como qualquer outra organização, buscam sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse cenário, há uma preocupação constante com a otimização da qualidade de vida no trabalho cujo intuito é manter os trabalhadores satisfeitos. Estudos apontam que o funcionário satisfeito no trabalho tende a se comprometer com a organização que o emprega e que esses fatores acabam por influenciar o desempenho do profissional. Em razão disso, tanto a satisfação no trabalho como o comprometimento organizacional se revestem de grande valia, já que essas instituições são responsáveis por promover a transmissão de conhecimento através dos docentes. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar a relação entre o grau de satisfação e o nível de comprometimento organizacional afetivo dos docentes universitários do curso de Ciências Contábeis. A população é composta pelos professores do curso de Ciências Contábeis das duas instituições cearenses com as maiores notas no Índice Geral de Cursos. Foi possível concluir que a satisfação e o comprometimento organizacional afetivo apresentam níveis moderados de correlação positiva entre si e que as “habilidades e conhecimento relacionado à variável trabalho” como também o “relacionamento com colegas” são fatores determinantes da satisfação dos docentes no trabalho.
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