Satisfação e comprometimento organizacional afetivo: um estudo com docentes universitários do curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597588Resumen
As Instituições de Ensino Superior, assim como qualquer outra organização, buscam sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse cenário, há uma preocupação constante com a otimização da qualidade de vida no trabalho cujo intuito é manter os trabalhadores satisfeitos. Estudos apontam que o funcionário satisfeito no trabalho tende a se comprometer com a organização que o emprega e que esses fatores acabam por influenciar o desempenho do profissional. Em razão disso, tanto a satisfação no trabalho como o comprometimento organizacional se revestem de grande valia, já que essas instituições são responsáveis por promover a transmissão de conhecimento através dos docentes. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar a relação entre o grau de satisfação e o nível de comprometimento organizacional afetivo dos docentes universitários do curso de Ciências Contábeis. A população é composta pelos professores do curso de Ciências Contábeis das duas instituições cearenses com as maiores notas no Índice Geral de Cursos. Foi possível concluir que a satisfação e o comprometimento organizacional afetivo apresentam níveis moderados de correlação positiva entre si e que as “habilidades e conhecimento relacionado à variável trabalho” como também o “relacionamento com colegas” são fatores determinantes da satisfação dos docentes no trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.