O papel da gestão de pessoas na inserção e na manutenção de pessoas com deficiência nas organizações, à luz da análise fílmica
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597488Resumen
Neste artigo, dois filmes comerciais – “O Líder da Classe” (Front of Class), dirigido por Werner (2008), e “De Porta em Porta” (Door to Door), dirigido por Shachter (2002), – foram estudados pela ótica da temática da gestão de pessoas e seu papel na inserção e manutenção de pessoas com deficiência. Essas produções fizeram parte de um projeto educacional desenvolvido com a abordagem qualitativa, sob duas perspectivas de projetos baseadas em Moura e Barbosa (2011): pesquisa, dirigida à investigação sobre a contribuição de tal projeto na formação de competências de discentes em nível de iniciação científica; e aprendizagem, destinada ao desenvolvimento de um grupo de discentes sob a orientação de docentes. Ambas as perspectivas do projeto contribuíram para a manutenção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que ajudaram a minimizar barreiras eventualmente erigidas, aproximando docentes/discentes, docentes/docentes e discentes/discentes envolvidos no projeto. O estudo observacional desenvolvido por meio da análise fílmica mostrou que a inserção e a manutenção de pessoas com deficiência nas organizações não se constitui tema a ser tratado de forma simplista, visto que as diferenças pessoais influenciam não só o ambiente, mas também os resultados organizacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.