O papel da gestão de pessoas na inserção e na manutenção de pessoas com deficiência nas organizações, à luz da análise fílmica
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597488Resumo
Neste artigo, dois filmes comerciais – “O Líder da Classe” (Front of Class), dirigido por Werner (2008), e “De Porta em Porta” (Door to Door), dirigido por Shachter (2002), – foram estudados pela ótica da temática da gestão de pessoas e seu papel na inserção e manutenção de pessoas com deficiência. Essas produções fizeram parte de um projeto educacional desenvolvido com a abordagem qualitativa, sob duas perspectivas de projetos baseadas em Moura e Barbosa (2011): pesquisa, dirigida à investigação sobre a contribuição de tal projeto na formação de competências de discentes em nível de iniciação científica; e aprendizagem, destinada ao desenvolvimento de um grupo de discentes sob a orientação de docentes. Ambas as perspectivas do projeto contribuíram para a manutenção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que ajudaram a minimizar barreiras eventualmente erigidas, aproximando docentes/discentes, docentes/docentes e discentes/discentes envolvidos no projeto. O estudo observacional desenvolvido por meio da análise fílmica mostrou que a inserção e a manutenção de pessoas com deficiência nas organizações não se constitui tema a ser tratado de forma simplista, visto que as diferenças pessoais influenciam não só o ambiente, mas também os resultados organizacionais.
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