Apresentação do processo de formação da estratégia: um estudo de caso em empresa inovadora
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597192Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346597192
O presente trabalho apresenta um estudo sobre processo de formação de estratégia com a seguinte pergunta de partida: “Como se forma a estratégia em uma empresa inovadora e quais fatores se manifestam neste processo?”. A pesquisa apoia-se no estudo de caso de uma empresa considerada inovadora, líder em seu setor e pioneira na prestação de diversos serviços na área de telefonia móvel no Brasil. A coleta de dados foca entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes envolvidos no processo de formação da estratégia, complementada pela coleta de documentos e observação direta. A análise dos dados baseia-se nas técnicas de análise do discurso, a partir das estratégias de persuasão sugeridas por Faria e Linhares (1993). A estratégia da empresa estudada pode ser definida como uma visão empreendedora, voltada para o crescimento apoiado por um processo de diversificação das linhas de produto a partir de um novo direcionamento composto por três elementos: (i) “componentização”; (ii) segmentação por cadeia de produtos e; (iii) alavancagem externa para financiar a sua retomada de projetos inovadores. Concluiu-se que essa estratégia da empresa de focar nos três fatores, apoiada por uma visão deliberada do futuro, condiciona sua trajetória histórica tipo padrão cultural, -seus valores centrais -, que atua como fator motivador e guia para as decisões e ações dos membros da organização.
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