Investigando o fenômeno de compras coletivas on-line: fatores que influenciam a intensidade das compras

Autores/as

  • Everton Roberto Comin Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Rafael Teixeira Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Juliana Durayski Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Natália Gomes da Silva Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Julio Vieira Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597084

Resumen

A compra coletiva on-line surgiu no Brasil há cerca de dois anos. Tem como objetivo vender produtos e serviços em massa com grandes descontos, exigindo um número mínimo de consumidores para atingir o volume pré-estipulado. Nesse contexto, este estudo visou investigar a relação entre a intensidade de compra coletiva on-line e o interesse do consumidor, a compra por impulso e a insegurança em relação ao site. A coleta dos dados, que englobou 143 respondentes, ocorreu por meio de um questionário contendo questões fechadas com múltiplas escolhas e escalas de concordância do tipo Likert de 5 pontos. As análises dos dados foram realizadas por meio de técnicas exploratórias preliminares, fatorial exploratória, confiabilidade e regressão logística. Os resultados sugerem que pessoas com maior interesse em compras coletivas têm maiores chances de realizar compras coletivas. Identificou-se que, quanto maior a insegurança em relação ao site, menor a chance de a pessoa realizar compras coletivas. Observou-se que não há uma relação positiva entre compra por impulso e compra coletiva. Entre as limitações da pesquisa, destaca-se o número de construtos e as características da amostra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Roberto Comin, Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem interesse de pesquisa em gestão de projetos e tecnologias móveis.

Rafael Teixeira, Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Ph.D. em Management pela Clemson University (Estados Unidos). Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem interesse de pesquisa em gestão de serviços e gestão da cadeia de suprimentos, especialmente da relação entre compradores e vendedores.

Juliana Durayski, Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Especialista em Econegócios e Gestão Socioambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem interesse de pesquisa em sustentabilidade, comportamento do consumidor e estudos culturais.

Natália Gomes da Silva, Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Especialista em Gestão Pública pela Escola de Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua em organizações públicas desde 2001. No momento, interessa-se por pesquisas sobre estratégias organizacionais, competitividade e relações interorganizacionais.

Julio Vieira, Faculdade de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Tem interesse de pesquisa em estratégia organizacional e sustentabilidade corporativa.

Publicado

2014-06-08

Cómo citar

Comin, E. R., Teixeira, R., Durayski, J., Silva, N. G. da, & Vieira, J. (2014). Investigando o fenômeno de compras coletivas on-line: fatores que influenciam a intensidade das compras. Revista De Administração Da UFSM, 7(2). https://doi.org/10.5902/198346597084

Número

Sección

Articles