Investigando o fenômeno de compras coletivas on-line: fatores que influenciam a intensidade das compras
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597084Resumo
A compra coletiva on-line surgiu no Brasil há cerca de dois anos. Tem como objetivo vender produtos e serviços em massa com grandes descontos, exigindo um número mínimo de consumidores para atingir o volume pré-estipulado. Nesse contexto, este estudo visou investigar a relação entre a intensidade de compra coletiva on-line e o interesse do consumidor, a compra por impulso e a insegurança em relação ao site. A coleta dos dados, que englobou 143 respondentes, ocorreu por meio de um questionário contendo questões fechadas com múltiplas escolhas e escalas de concordância do tipo Likert de 5 pontos. As análises dos dados foram realizadas por meio de técnicas exploratórias preliminares, fatorial exploratória, confiabilidade e regressão logística. Os resultados sugerem que pessoas com maior interesse em compras coletivas têm maiores chances de realizar compras coletivas. Identificou-se que, quanto maior a insegurança em relação ao site, menor a chance de a pessoa realizar compras coletivas. Observou-se que não há uma relação positiva entre compra por impulso e compra coletiva. Entre as limitações da pesquisa, destaca-se o número de construtos e as características da amostra.
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