LGBT+ tourists’ destination choice: relationship between psychological motivations and destination image

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465965024

Palabras clave:

Tourism, Diversity, Travel motivation, Emerging Markets

Resumen

Purpose: this study aimed to identify the relationship between psychological motivations and destination image of self-defined LGBT+ tourists’ destination choice.

Design/ methodology/ approach: The study was operationalized through a survey with 239 respondents. Which 89 were self-defined as LGBT+. Statistical univariate and bivariate analyses were used for data analysis.

Findings: (1) both targets value leisure as the primary psychological motivation for choosing the travel destination; (2) infrastructures and socio-economic environment and affective image are the most critical dimensions of destination image; (3) the psychological motivations increase the destination image of self-defined LGBT+ tourists'; (4) there was no significant difference between the choice of tourist destination between heterosexuals and the LGBT +.

Originality/value: Previous studies have focused on analyzes of consumption of LGBT + tourist destinations, but not understanding the main psychological motivations and their association with the image of the destination, either check whether there are in fact differences between the LGBT + and heterosexual audiences. This study answered to this gap.

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Biografía del autor/a

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Doutora em Administração (2017), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing (2009) e Especialista em Gestão Empresarial (2011) pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Mestra em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Visiting Scholar no departamento de estratégia e negócios internacionais da Sawyer Business School - Suffolk University, em Boston (EUA) (2016). Participou do Marketing Executive Program e Business English Program na Ohio University (EUA) (2017). Atua como docente em cursos de graduação (2014-atual), em cursos de Especialização (2017-atual) e como docente permanente no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (2017-atual) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Integra o Conselho Universitário (CONSUN) da UNIARP (2018-atual). É consultora ad hoc do MEC/ INEP (Portaria 430/2018). Anteriormente, coordenou o Curso de Administração da UNIARP/ Campus Caçador (2018-2021) e Curso de Administração e CST na área de Gestão da EaD (2018-2019). Coordenou o Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) da UNIARP (2016-2018). Trabalhou como docente no curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI) / UCEFF(2012-2015; 2018-atual). Teve experiência executiva na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) (07/2014-02/2017) e técnico-administrativa em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos (2005-2014). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia em organizações, negócios internacionais, inovação, empreendedorismo, marketing, mercados e sociedade.

Julia Bianchi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Estudante do Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Juciele Marta Baldissarelli, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Doutoranda em Contabilidade e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior (2019), especialista em Comunicação, Informação e Cultura pela Universidade do Contestado (2006). Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela UNC (2006). Desde 2012 é professora na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) em Caçador em Santa Catarina. Desempenha na UNIARP as funções de coordenadora do Fundo de Apoio à Pesquisa (2021) e coordenadora do Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (2019), é integrante do colegiado do curso de jornalismo, integrante do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, integrante do Conselho Universitário (Consun). Desempenhou durante quatro anos, a coordenação do marketing da instituição (2017/2021). Desde 2016 é jornalista e editora no Jornal Extra de Caçador em Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Jornalismo, Comunicação Social, Informação, Marketing, Política, Assessoria de Imprensa e Internet. Membro dos Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão e Gestão Estratégica e Marketing.

Anderson Antônio Mattos Martins, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduado Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987). Especialista em Marketing pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). É Reitor (gestão 2018-2022) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Integra o Colegiado do Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração (2017-atual) da UNIARP. É Consultor Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultor Ad-hoc do Conselho Estadual de Educação (CEE) / Santa Catarina. Anteriormente, foi Diretor da Unidade de Florianópolis do IFSC, Coordenador dos Cursos de Administração e Tecnólogos da área de gestão da Estácio de Sá/ Santa Catarina. Foi professor e Diretor de Campus do IESB em Brasília/Distrito Federal. Foi Diretor Geral da Faculdade Ação/ Santa Catarina. Foi Vice-Reitor Acadêmico UNIARP. Tem se dedicado ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Superior, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, educação profissional, competências, empreendedorismo e avaliação da educação superior.

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Publicado

2021-12-23

Cómo citar

Hahn, I. S., Bianchi, J., Baldissarelli, J. M., & Martins, A. A. M. (2021). LGBT+ tourists’ destination choice: relationship between psychological motivations and destination image. Revista De Administração Da UFSM, 14, 1086–1100. https://doi.org/10.5902/1983465965024

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