A atuação dos consórcios de exportação brasileiros em relação à cooperação, aquisição de inovações e performance exportadora
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596281Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346596281
Este estudo objetiva analisar a atuação dos consórcios de exportação brasileiros quanto à cooperação, facilitação para adquirir inovações e desempenho exportador dos membros, por meio de pesquisa realizada com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. Fazendo uso de pesquisa survey e análise via estatística descritiva e Correlação de Pearson, sobressaíram-se que as firmas buscam se adequar aos padrões internacionais de tecnologia, no entanto foi o esforço individual da empresa o maior responsável pelas inovações adquiridas, estando o desempenho exportador de grande parte aquém do desejado. Atividades conjuntas deveriam ser mais exploradas, enfatizando ações que visam a retornos de longo prazo, espelhando-se no sucesso de modelos internacionais de consórcios de exportação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

