A atuação dos consórcios de exportação brasileiros em relação à cooperação, aquisição de inovações e performance exportadora
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596281Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346596281
Este estudo objetiva analisar a atuação dos consórcios de exportação brasileiros quanto à cooperação, facilitação para adquirir inovações e desempenho exportador dos membros, por meio de pesquisa realizada com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. Fazendo uso de pesquisa survey e análise via estatística descritiva e Correlação de Pearson, sobressaíram-se que as firmas buscam se adequar aos padrões internacionais de tecnologia, no entanto foi o esforço individual da empresa o maior responsável pelas inovações adquiridas, estando o desempenho exportador de grande parte aquém do desejado. Atividades conjuntas deveriam ser mais exploradas, enfatizando ações que visam a retornos de longo prazo, espelhando-se no sucesso de modelos internacionais de consórcios de exportação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.