Pesquisa Quantitativa em Finanças: Uma Análise das Técnicas Estatísticas Utilizadas por Artigos Científicos Publicados em Periódicos Qualificados no Triênio 2007-2009
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595851Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar se há diferenças, em termos de sofisticação e rigor, nas técnicas estatísticas utilizadas por artigos de finanças, publicados em periódicos qualificados pela CAPES, no triênio 2007-2009. A amostra foi constituída por 100 artigos de 40 periódicos, nacionais e internacionais, inseridos entre os estratos A1 e B5. Foram utilizadas estatísticas descritivas, a fim de caracterizar a amostra, e o teste qui-quadrado de independência, por meio do qual se analisou o grau de independência entre as variáveis estudadas. Os resultados obtidos sugerem que, quanto maior o nível de classificação do estrato, maior é a sofisticação das técnicas estatísticas empregadas nos artigos. Todavia, com relação ao rigor na aplicação das técnicas, verificou-se não haver diferenças significativas entre um estrato e outro. A maioria dos artigos analisados (57%) não validou ou validou parcialmente os pressupostos necessários para sua utilização. Dessa forma, percebeu-se que não houve a devida preocupação com esse aspecto, inclusive nos estratos mais bem qualificados. Ressalta-se que os resultados obtidos ficam restritos à amostra utilizada. Recomenda-se que estudos futuros utilizem amostras superiores, incluindo outros veículos de publicação, como eventos, tanto na área de finanças como em outras áreas do conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.