Pesquisa Quantitativa em Finanças: Uma Análise das Técnicas Estatísticas Utilizadas por Artigos Científicos Publicados em Periódicos Qualificados no Triênio 2007-2009
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595851Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar se há diferenças, em termos de sofisticação e rigor, nas técnicas estatísticas utilizadas por artigos de finanças, publicados em periódicos qualificados pela CAPES, no triênio 2007-2009. A amostra foi constituída por 100 artigos de 40 periódicos, nacionais e internacionais, inseridos entre os estratos A1 e B5. Foram utilizadas estatísticas descritivas, a fim de caracterizar a amostra, e o teste qui-quadrado de independência, por meio do qual se analisou o grau de independência entre as variáveis estudadas. Os resultados obtidos sugerem que, quanto maior o nível de classificação do estrato, maior é a sofisticação das técnicas estatísticas empregadas nos artigos. Todavia, com relação ao rigor na aplicação das técnicas, verificou-se não haver diferenças significativas entre um estrato e outro. A maioria dos artigos analisados (57%) não validou ou validou parcialmente os pressupostos necessários para sua utilização. Dessa forma, percebeu-se que não houve a devida preocupação com esse aspecto, inclusive nos estratos mais bem qualificados. Ressalta-se que os resultados obtidos ficam restritos à amostra utilizada. Recomenda-se que estudos futuros utilizem amostras superiores, incluindo outros veículos de publicação, como eventos, tanto na área de finanças como em outras áreas do conhecimento.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.