Satisfação dos serviços: uma análise da percepção dos clientes do Banco do Brasil

Autores/as

  • João Renato da Silva Gomes Banco do Brasil
  • Vitor Francisco Schuch Jr Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Schoproni Bichueti Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346594583

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346594583

O mercado financeiro vem buscando reconhecimento na sua área de atuação através de transações resultantes da disponibilização de plataformas de informática e de telecomunicação. Nesse sentido, procurou-se conhecer o comportamento e a preferência dos clientes em relação aos serviços de autoatendimento, telefônico e Internet Banking do Banco do Brasil na cidade de Santa Maria, RS. A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de um questionário, fazendo-se uso da estatística descritiva na análise dos dados, visando a obter o perfil socioeconômico dos clientes e da utilização das tecnologias disponíveis, observando-se a percepção e satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços.  Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisadas diversas fontes para a construção do embasamento teórico. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com a aplicação de questionários com clientes do Banco do Brasil em áreas de grande circulação da cidade de Santa Maria, RS. A amostra foi caracterizada como não-probabilística e como por conveniência. Através da análise dos resultados, foi possível verificar que o nível de satisfação dos clientes, em relação à maioria dos itens avaliados, é elevado, destacando-se a preferência dos clientes pelo uso do serviço de autoatendimento.

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Biografía del autor/a

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Doutoranda em Administração - UFSM

Publicado

2012-06-26

Cómo citar

da Silva Gomes, J. R., Schuch Jr, V. F., Kneipp, J. M., Barbieri da Rosa, L. A., & Schoproni Bichueti, R. (2012). Satisfação dos serviços: uma análise da percepção dos clientes do Banco do Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 5(1), 126–144. https://doi.org/10.5902/198346594583

Número

Sección

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