Desempenho do programa de pré-incubação como catalisador do empreendedorismo inovador

Autores/as

  • Kamila Frizzo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Carolina Zanini Ferreira
  • Francies Diego Motke Universidade de Santa Maria - UFSM.
  • Beatriz Maffini Gomes Universidade de São Paulo - USP.
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Silon Júnior Procath da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465936630

Resumen

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou no final de 2014 a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) que tinha por meta a criação de uma incubadora tecnológica. Com isso, tinha por necessidade a formação de empreendedores tendo lançado seu Programa de Pré-incubação. O programa teve como propósito selecionar projetos de empreendimentos tecnológicos que ainda não tinham originado uma empresa e que demandavam formação inicial básica, principalmente em quesitos gerenciais ou de negócios, visando a formalização de um plano negócios. Assim, o objetivo do presente estudo consiste em descrever o Programa de Pré-incubação da AGITTEC/UFSM e analisar o seu desempenho entre os envolvidos (pré-incubados que concluíram o programa, mentores e ministrantes). O presente trabalho se caracteriza por ser de caráter descritivo, quanli-quantitativo, a partir do estudo de caso. Os questionários para a análise do desempenho dos serviços prestados foram elaborados a partir da estruturação e das atividades do programa, sendo compostos por perguntas fechadas as quais os respondentes assinalaram em uma escala intervalar entre 1 (menor grau de avaliação) e 5 (maior grau de avaliação) ou no caso a opção não se aplica (representada pelo algarismo zero). Em função dos resultados obtidos conclui-se que o Programa de Pré-incubação foi de fundamental importância para os projetos participantes tendo apontado quais as atividades que devem ser priorizadas nos próximos programas.

Descargas

Biografía del autor/a

Kamila Frizzo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM, na linha de Estratégia em Organizações. 

Maria Carolina Zanini Ferreira

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba

Atualmente é bolsista nos Projetos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Francies Diego Motke, Universidade de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA/UFSM

Beatriz Maffini Gomes, Universidade de São Paulo - USP.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente é mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, USP.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Possui pós-doutorado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atualmente é professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da UFSC. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). 

Silon Júnior Procath da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Agronomia/Fitossanidade/Controle de pragas pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (2009) pela Universidade Federal de Pelotas, tendo trabalhado com apropriação tecnológica e produção integrada. Atualmente atua como como Coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Descargas

Publicado

2019-02-27

Cómo citar

Frizzo, K., Ferreira, M. C. Z., Motke, F. D., Gomes, B. M., Teixeira, C. S., & Silva, S. J. P. da. (2019). Desempenho do programa de pré-incubação como catalisador do empreendedorismo inovador. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1374–1388. https://doi.org/10.5902/1983465936630

Artículos más leídos del mismo autor/a