Desempenho do programa de pré-incubação como catalisador do empreendedorismo inovador

Autores

  • Kamila Frizzo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Carolina Zanini Ferreira
  • Francies Diego Motke Universidade de Santa Maria - UFSM.
  • Beatriz Maffini Gomes Universidade de São Paulo - USP.
  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Silon Júnior Procath da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465936630

Resumo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou no final de 2014 a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) que tinha por meta a criação de uma incubadora tecnológica. Com isso, tinha por necessidade a formação de empreendedores tendo lançado seu Programa de Pré-incubação. O programa teve como propósito selecionar projetos de empreendimentos tecnológicos que ainda não tinham originado uma empresa e que demandavam formação inicial básica, principalmente em quesitos gerenciais ou de negócios, visando a formalização de um plano negócios. Assim, o objetivo do presente estudo consiste em descrever o Programa de Pré-incubação da AGITTEC/UFSM e analisar o seu desempenho entre os envolvidos (pré-incubados que concluíram o programa, mentores e ministrantes). O presente trabalho se caracteriza por ser de caráter descritivo, quanli-quantitativo, a partir do estudo de caso. Os questionários para a análise do desempenho dos serviços prestados foram elaborados a partir da estruturação e das atividades do programa, sendo compostos por perguntas fechadas as quais os respondentes assinalaram em uma escala intervalar entre 1 (menor grau de avaliação) e 5 (maior grau de avaliação) ou no caso a opção não se aplica (representada pelo algarismo zero). Em função dos resultados obtidos conclui-se que o Programa de Pré-incubação foi de fundamental importância para os projetos participantes tendo apontado quais as atividades que devem ser priorizadas nos próximos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Frizzo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM, na linha de Estratégia em Organizações. 

Maria Carolina Zanini Ferreira

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba

Atualmente é bolsista nos Projetos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Francies Diego Motke, Universidade de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA/UFSM

Beatriz Maffini Gomes, Universidade de São Paulo - USP.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Atualmente é mestranda em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, USP.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Possui pós-doutorado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atualmente é professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da UFSC. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). 

Silon Júnior Procath da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Agronomia/Fitossanidade/Controle de pragas pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (2009) pela Universidade Federal de Pelotas, tendo trabalhado com apropriação tecnológica e produção integrada. Atualmente atua como como Coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Frizzo, K., Ferreira, M. C. Z., Motke, F. D., Gomes, B. M., Teixeira, C. S., & Silva, S. J. P. da. (2019). Desempenho do programa de pré-incubação como catalisador do empreendedorismo inovador. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1374–1388. https://doi.org/10.5902/1983465936630

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)