Investimento social privado: a estratégia e gestão das fundações e institutos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932304Palabras clave:
Private Social Investment, ISE, Foundations, Institutes.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa com estudo de casos múltiplos em empresas da carteira ISE com fundação ou instituto e de uma pesquisa exploratória em artigos, relatórios de sustentabilidade, integrados ou socioambientais, livros e sites sobre o Investimentos Social Privado e o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Nota-se que cada vez mais, que o processo de avaliação de retorno do ISP se faz necessário no mundo corporativo, pois além de ser pontuado positivamente na Bolsa de Valores de São Paulo, ele é crucial para a manutenção de projetos sociais, como para investir em novas ações para as comunidades. O objetivo geral deste estudo é analisar como as empresas com fundações e institutos integrantes da carteira ISE avaliam o retorno do ISP. Os objetivos específicos são i) identificar as formas de gestão do ISP; ii) definir o envolvimento da alta direção com o ISP; iii) identificar possíveis impactos das ações de ISP na imagem reputacional das empresas. Dentre outras conclusões relevantes, apurou-se que a forma como é realizada a gestão do ISP, expressa a proximidade da sustentabilidade com a estratégia do negócio. O estudo fornece contribuições acadêmicas e para a gestão empresarial, ressaltando que a imagem reputacional gerada pelas ações de ISP é uma forma de verificar os ganhos que ele traz para as empresas.
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