Foco na inovação e complementaridade em equipes de direção no desenvolvimento de novas empresas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346591561Resumen
Muitas novas empresas de base tecnológicas são criadas devido às necessidades de produção e comercialização que se impõem aos aficionados em tecnologia que têm foco inicial apenas na inovação para a criação de produtos. Uma das conseqüências comuns deste foco exacerbado na inovação é a formação de equipes de direção, nas quais falta a complementaridade de alguém hábil como empreendedor e gestor de negócios. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo comparativo de casos de novas pequenas e médias empresas (PME) tecnológicas criadas por aficionados em tecnologia e da influência da complementaridade de habilidades entre os membros das equipes de direção sobre o desenvolvimento dessas empresas. O estudo identifica fatores viabilizadores e limitadores impostos pelo foco exacerbado na inovação. Ele também descreve algumas práticas úteis para se superar dificuldades provocadas pela falta de atenção inicial dos fundadores às competências empreendedoras e de gestão. A abordagem metodológica é descritiva e baseada em métodos qualitativos de pesquisa, integrando o estudo multi-caso (EISENHARDT, 1989). A coleta dos dados foi feita principalmente com entrevistas semiestruturadas em profundidade. A análise incluiu as etapas de análise intracaso e intercaso dos dados (MILES e HUBERMAN, 1994). Como resultado, verificou-se que a formação e o histórico das experiências dos diferentes fundadores se mostraram relevantes para explicar o tipo de foco dado à inovação tecnológica e às questões de negócio.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.