Ativos intangíveis e o desempenho econômico-financeiro: comparação entre os portfólios de empresas tangível-intensivas e intangível-intensivas

Autores/as

  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Douglas Pinheiro Schossler Magnesita Refratários (Alemanha)
  • Rogério Estrela Campus Mckinsey & Co
  • Fernando Bins Luce PPGA/EA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465913552

Resumen

Os ativos intangíveis são capazes de produzir benefícios futuros, que constituem importantes fatores de diferenciação, contribuindo para a obtenção de vantagens competitivas relevantes (CARMELI; TISHLER, 2004; PEREZ; FAMÁ, 2006a). Entretanto, as abordagens tradicionais de avaliação financeira apresentam dificuldade em avaliar e valorizar negócios com ativos intangíveis significantes (LEV, 2001; MIZIK; JACOBSON, 2008; MIZIK; JACOBSON, 2009). Assim, neste trabalho, buscou-se comparar o desempenho (via indicadores contábil-financeiros, durante cinco anos) de dois portfólios: um composto pelas empresas com elevada proporção de intangibilidade e o outro relativo às empresas que possuem pequena proporção de intangibilidade, com o intuito de contribuir com a literatura sobre o tema ao gerar conhecimento acerca do mercado brasileiro. Os resultados encontrados demonstram que o portfólio de empresas com maior proporção de intangibilidade apresenta desempenho superior na grande maioria dos períodos e indicadores avaliados. Tal resultado constitui mais uma evidência de que os ativos intangíveis são capazes de gerar vantagem competitiva para as suas respectivas companhias, inclusive no cenário brasileiro.

 

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Biografía del autor/a

Marta Olivia Rovedder de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Possui doutorado e mestrado em Administração, com ênfase em Marketing, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e em Administração – Comércio Exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Marketing Estratégico, Produtividade de Marketing  (métricas de marketing), Marketing Internacional e Internet.

Douglas Pinheiro Schossler, Magnesita Refratários (Alemanha)

Possui graduação em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi analista de inteligência pela Fitesa e atualmente e gestor da Magnesita Refratários (Alemanha).

Rogério Estrela Campus, Mckinsey & Co

Possui graduação em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é consultor da Mckinsey & Co., atuando na São Paulo Negócios. Tem experiência como Analista de Negócios pela da Mckinsey & Co., atuando em projetos tais como: Transformational change Project, Public & Social Sector projects, Service Operations projects, Strategy projects. Também atuou no IBGE.

Fernando Bins Luce, PPGA/EA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Michigan State University (1982), mestrado em Master of Business Administration pela Michigan State University (1974) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Atualmente é coordenador científica da ANPAD, consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de corpo editorial da RAC. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Marketing Estratégico e Produtividade de Marketing.

Publicado

2014-12-02

Cómo citar

Oliveira, M. O. R. de, Schossler, D. P., Campus, R. E., & Luce, F. B. (2014). Ativos intangíveis e o desempenho econômico-financeiro: comparação entre os portfólios de empresas tangível-intensivas e intangível-intensivas. Revista De Administração Da UFSM, 7(4), 678–699. https://doi.org/10.5902/1983465913552

Número

Sección

Articles