Criação de empresas à luz do modelo de decisão Effectuation: um estudo com mulheres empreendedoras de um município do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465913104Resumen
Este estudo teve como objetivo verificar se as mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN utilizaram processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresas. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo com abordagem de análise qualitativa, utilizando a técnica de história de vida temática que combina relatos e roteiro de entrevista semi-estruturado. Para a análise dos dados, usou-se a técnica de análise de conteúdo das entrevistas. Como resultado, tem-se que as mulheres empreendedoras pesquisadas não possuíam objetivos iniciais claros no momento da criação de suas empresas, não demonstraram aversão ao risco de perder o tempo e o dinheiro, ressaltavam a identidade dos produtos e serviços que ofereciam com forte ligação com a região Seridó/RN, tinham experiência no ramo de atividade em que decidiram abrir suas empresas. Conclui-se que as mulheres empreendedoras utilizaram, em grande parte, processos decisórios alinhados à lógica Effectuation ao longo da criação de suas empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.