Está chovendo no molhado? A visão acadêmica sobre o desenvolvimento sustentável em um contexto de crise

Autores/as

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS
  • Ana Paula Ferreira Alves UFRGS
  • Gabriele Volkmer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465911718

Resumen

Em uma de suas crises mais recentes, entre 2007 e 2008, os problemas decorrentes da atual dinâmica do sistema capitalista evidenciam rastros marcantes nas economias de diversos países. Nesse contexto, o conceito de desenvolvimento sustentável desponta como alternativa de modelo econômico que busca vincular a dinâmica econômica às variações que podem estar relacionadas com perspectivas sociais e preocupações ambientais. Entretanto, apesar de bastante difundidas, as definições de desenvolvimento sustentável podem ser consideradas vagas e ambíguas. Assim, este estudo objetiva identificar como a temática do desenvolvimento sustentável vem sendo abordada em meio ao contexto atual de crise do capitalismo. Para tanto, utiliza-se de uma perspectiva crítica sobre o que foi publicado sobre a temática em quatro anos do evento Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), de 2008 a 2012. Como resultados, no contexto acadêmico brasileiro, identificou-se uma tendência à adequação das questões socioambientais para a manutenção do capitalismo, com a utilização muitas vezes equivocada da temática estudada. No entanto, em alguns casos, pesquisas conseguem discutir a temática de forma mais profunda e realizam questionamentos acerca do tema mais claramente numa perspectiva de mudança.

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Biografía del autor/a

Minelle Enéas da Silva, UFRGS

Doutorando em Administração pela UFRGS

Ana Paula Ferreira Alves, UFRGS

Mestranda em Administração pela UFRGS

Gabriele Volkmer, UFRGS

Mestranda em Administração pela UFRGS

Publicado

2014-04-02

Cómo citar

Silva, M. E. da, Alves, A. P. F., & Volkmer, G. (2014). Está chovendo no molhado? A visão acadêmica sobre o desenvolvimento sustentável em um contexto de crise. Revista De Administração Da UFSM, 7. https://doi.org/10.5902/1983465911718