Proatividade de práticas sustentáveis: uma análise das práticas da empresa Mercur S.A.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921546Resumen
A adoção de práticas de sustentabilidade em organizações pode ser analisada em um contínuo, formado por dois extremos: a resposta reativa e proativa. Nesse contexto, a proatividade de práticas sustentáveis pode ser definida como a adoção de ações, realizadas voluntariamente por empresas, com a finalidade de melhorar o desempenho ambiental e o desempenho social, além de cumprir às exigências legais. A empresa proativa afirma sua preocupação e seu compromisso com a sociedade e o ambiente natural em que está inserida. Diante dessas considerações, o objetivo desta pesquisa é analisar a adoção voluntária de práticas de sustentabilidade – proatividade de práticas sustentáveis – de uma empresa, a Mercur S.A., por meio de um estudo de caso. Os resultados indicam que a Mercur pode ser considerada uma empresa proativa, em função da implantação total de ações em prol da sustentabilidade ao core business da organização e da implantação parcial de outras práticas. Ademais, a postura proativa de práticas sustentáveis da Mercur pode estimular seus parceiros a seguir o mesmo caminho, contribuindo, assim, para a introdução de práticas de sustentabilidade em outras empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

