Acquisition as a generator strategy from competitive advantages in the brazilian market of fuels distribuition

Authors

  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Ventura de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599170

Abstract

DOI: 10.5902/198346599170

The subject from this work is about acquisitions as organizational strategies and it is guided by the general objective on identifying if the acquisition of Texaco by Ultra Group, in Brazil, could generate competitive advantages. Thus, the main aim is to characterize, specifically, the fuel distribution sector in Brazil, presenting characteristics, strategies, classification of resources and the competitive advantage’s identification in the buying process of Texaco by Ultra Group. The methodology used for this research is a case study of qualitative nature. Data collection has been performed through literature review, documentary analysis and semi-structured interviews. In the analysis of collected data, specific objectives have been met. It was clear, therefore, the presence of features such as scale earnings, brand exposure, better management practices, synergies, tangible and intangible assets and market growth. So, those resources are classified according to the competitive implications. Then, it might be concluded that Texaco´s acquisition could bring competitive advantages for Ultra / Ipiranga Group. Respondents believe the sector is growing and businesses tend to grow despite the world crisis. They also confirmed that, in a highly competitive market, strategic alliances and market growing are factors that may ensure success to each company.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Maurício Fernandes Pereira possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2010). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. Exerceu funções executivas de Coordenador de Extensão do Departamento de Ciências da Administração, Presidente do Colegiado do Curso de Administração, Chefe de Departamento de Ciências da Administração e Diretor do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor de Educação Continuada da ADVB SC . É membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, já foi o seu Vice-Presidente, sendo hoje o seu Presidente. É Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Foi Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. Ocupou o cargo de Diretor Presidente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina - FEESC e ocupa o cargo de Presidente do Conselho Estadual de Educação. É Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação 2012-2013. Membro Titular do Fórum Nacional de Educação - FNE e Membro Titular do Fórum Estadual de Educação - FEE. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, lecionando na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Universitária. É Editor da Revista de Ciências da Administração. Participou de mais de 150 eventos no Brasil e no Exterior. Publica constantemente artigos em periódicos especializados, em anais de eventos, capítulos de livros. É autor ou co-autor de diversos livros em Planejamento Estratégico, entre eles: a) Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos; b) Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz; c) Estratégias em diferentes contextos empresariais: fundamentos, modelos e perspectivas; d) Estratégia corporativa: implementação, controle e internacionalização; e) Planejamento por cenários prospectivos: referencial metodológico baseado em casos para a aplicação prática nas organizações. Todos pela Editora Atlas. Já orientou mais de duas centenas de dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de curso de Graduação. É palestrante convidado em vários eventos no Brasil em Planejamento Estratégico e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia, Planejamento Estratégico, Mudança Estratégica, Planejamento Estratégico Pessoal e Gestão Estratégica.

Fernando Ventura de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração pela FURB. Especialização em Gestão Estratégica pelo INPG. Formado em Administração pela UFSC Trabalho no mercado finaceiro há 4 anos. Tenho experiência em área comercial de empresa de distribuição de combustíveis e em gestão de projetos de inovação tecnológica.

Published

2013-07-05

How to Cite

Pereira, M. F., & Oliveira, F. V. de. (2013). Acquisition as a generator strategy from competitive advantages in the brazilian market of fuels distribuition. Revista De Administração Da UFSM, 6(2), 395–414. https://doi.org/10.5902/198346599170

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)