O processo de aquisição como estratégia organizacional gerar vantagem competitiva: um estudo de caso no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis

Autores/as

  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Ventura de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599170

Resumen

DOI: 10.5902/198346599170

Este trabalho tematiza as aquisições como estratégias organizacionais. Seu objetivo geral é identificar se o processo de aquisição da Texaco no Brasil pelo Grupo Ultra poderá gerar vantagem competitiva. Seus objetivos específicos são: caracterizar o setor de distribuição de combustíveis no Brasil e apresentar as características, as estratégias e a classificação dos recursos e identificação de vantagem competitiva do processo de compra da Texaco pelo Grupo Ultra. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa é o estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta dos dados foi feita através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados coletados, os objetivos específicos foram atendidos. Evidenciou-se, portanto, a presença de recursos, como ganho de escala, exposição da marca, melhores práticas de gestão, sinergias, ativos tangíveis e intangíveis e crescimento do mercado. Tais recursos foram, então, classificados de acordo com sua implicação competitiva em básicos e competitivos, podendo se tornar também estratégicos. Essas classificações implicam vantagem competitiva temporal e igualdade competitiva. Diante do que foi exposto, pôde-se observar que a aquisição da Texaco pode trazer vantagem competitiva para o Grupo Ultra / Ipiranga.

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Biografía del autor/a

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Maurício Fernandes Pereira possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2010). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2. Exerceu funções executivas de Coordenador de Extensão do Departamento de Ciências da Administração, Presidente do Colegiado do Curso de Administração, Chefe de Departamento de Ciências da Administração e Diretor do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor de Educação Continuada da ADVB SC . É membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, já foi o seu Vice-Presidente, sendo hoje o seu Presidente. É Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Foi Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. Ocupou o cargo de Diretor Presidente da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina - FEESC e ocupa o cargo de Presidente do Conselho Estadual de Educação. É Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação 2012-2013. Membro Titular do Fórum Nacional de Educação - FNE e Membro Titular do Fórum Estadual de Educação - FEE. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, lecionando na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Universitária. É Editor da Revista de Ciências da Administração. Participou de mais de 150 eventos no Brasil e no Exterior. Publica constantemente artigos em periódicos especializados, em anais de eventos, capítulos de livros. É autor ou co-autor de diversos livros em Planejamento Estratégico, entre eles: a) Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos; b) Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz; c) Estratégias em diferentes contextos empresariais: fundamentos, modelos e perspectivas; d) Estratégia corporativa: implementação, controle e internacionalização; e) Planejamento por cenários prospectivos: referencial metodológico baseado em casos para a aplicação prática nas organizações. Todos pela Editora Atlas. Já orientou mais de duas centenas de dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de curso de Graduação. É palestrante convidado em vários eventos no Brasil em Planejamento Estratégico e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia, Planejamento Estratégico, Mudança Estratégica, Planejamento Estratégico Pessoal e Gestão Estratégica.

Fernando Ventura de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração pela FURB. Especialização em Gestão Estratégica pelo INPG. Formado em Administração pela UFSC Trabalho no mercado finaceiro há 4 anos. Tenho experiência em área comercial de empresa de distribuição de combustíveis e em gestão de projetos de inovação tecnológica.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Pereira, M. F., & Oliveira, F. V. de. (2013). O processo de aquisição como estratégia organizacional gerar vantagem competitiva: um estudo de caso no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis. Revista De Administração Da UFSM, 6(2), 395–414. https://doi.org/10.5902/198346599170

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