O processo de aquisição como estratégia organizacional gerar vantagem competitiva: um estudo de caso no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346599170Resumen
DOI: 10.5902/198346599170
Este trabalho tematiza as aquisições como estratégias organizacionais. Seu objetivo geral é identificar se o processo de aquisição da Texaco no Brasil pelo Grupo Ultra poderá gerar vantagem competitiva. Seus objetivos específicos são: caracterizar o setor de distribuição de combustíveis no Brasil e apresentar as características, as estratégias e a classificação dos recursos e identificação de vantagem competitiva do processo de compra da Texaco pelo Grupo Ultra. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa é o estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta dos dados foi feita através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados coletados, os objetivos específicos foram atendidos. Evidenciou-se, portanto, a presença de recursos, como ganho de escala, exposição da marca, melhores práticas de gestão, sinergias, ativos tangíveis e intangíveis e crescimento do mercado. Tais recursos foram, então, classificados de acordo com sua implicação competitiva em básicos e competitivos, podendo se tornar também estratégicos. Essas classificações implicam vantagem competitiva temporal e igualdade competitiva. Diante do que foi exposto, pôde-se observar que a aquisição da Texaco pode trazer vantagem competitiva para o Grupo Ultra / Ipiranga.
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