A estratégia como prática utilizada no reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598850Abstract
DOI: 10.5902/198346598850 O strategizing é uma abordagem teórica que compreende a realização das estratégias por meio da conexão das práxis realizadas pelos praticantes que apresentam tipos de comportamentos orientados pelas práticas sociais (JARZABKOWSKI et al., 2007). O objetivo deste estudo é verificar como a estratégia é desenvolvida, na prática, para o reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC. Para tanto, propõ-se: (i) identificar as práticas estratégicas adotadas na organização; (ii) verificar como a práxis acontece nos diferentes níveis organizacionais; e (iii) analisar como os praticantes participam da estratégia como prática. A abordagem da pesquisa é qualitativa. O estudo é realizado em uma faculdade de caráter privado, localizada no norte do Paraná. Utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturado, com questões abertas, análise de documentos e observação direta, como técnicas de coleta de dados, propiciando a triangulação dos dados coletados. Para a análise dos dados coletados, adota-se a técnica de Exame de Padrão de Comportamento (PÉREZ-AGUIAR, 1999). Os resultados encontrados destacam a necessidade de um alinhamento entre os três elementos desenvolvidos no trabalho de Jarzabkowski et al. (2007) e ressaltam a existência do eixo da gestão ambiental como linha transversal a todo projeto pedagógico dos cursos oferecidos, exigência do MEC.
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