A estratégia como prática utilizada no reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC

Autores/as

  • Aleksander Roncon Faculdade Arthur Thomas
  • Tarcita Cabral Ghizoni de Sousa
  • Indiara Beltrame Universidade Estadual de Londrina
  • Rosália Aldraci Barbosa Lavarda Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346598850

Resumen

DOI: 10.5902/198346598850 O strategizing é uma abordagem teórica que compreende a realização das estratégias por meio da conexão das práxis realizadas pelos praticantes que apresentam tipos de comportamentos orientados pelas práticas sociais (JARZABKOWSKI et al., 2007). O objetivo deste estudo é verificar como a estratégia é desenvolvida, na prática, para o reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC. Para tanto, propõ-se: (i) identificar as práticas estratégicas adotadas na organização; (ii) verificar como a práxis acontece nos diferentes níveis organizacionais; e (iii) analisar como os praticantes participam da estratégia como prática. A abordagem da pesquisa é qualitativa. O estudo é realizado em uma faculdade de caráter privado, localizada no norte do Paraná. Utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturado, com questões abertas, análise de documentos e observação direta, como técnicas de coleta de dados, propiciando a triangulação dos dados coletados. Para a análise dos dados coletados, adota-se a técnica de Exame de Padrão de Comportamento (PÉREZ-AGUIAR, 1999). Os resultados encontrados destacam a necessidade de um alinhamento entre os três elementos desenvolvidos no trabalho de Jarzabkowski et al. (2007) e ressaltam a existência do eixo da gestão ambiental como linha transversal a todo projeto pedagógico dos cursos oferecidos, exigência do MEC.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aleksander Roncon, Faculdade Arthur Thomas

Coordenador Acadêmico do Curso de Administração

Publicado

2013-07-02

Cómo citar

Roncon, A., Sousa, T. C. G. de, Beltrame, I., & Lavarda, R. A. B. (2013). A estratégia como prática utilizada no reconhecimento de um curso de graduação pelo MEC. Revista De Administração Da UFSM, 6, 263–280. https://doi.org/10.5902/198346598850

Artículos más leídos del mismo autor/a