A Influência Interpessoal em Redes Sociais Virtuais e as Decisões de Consumo

Autor/innen

  • Eduardo Botti Abbade UFRGS e UNIFRA
  • Andiara Della Flora
  • Greice de Bem Noro UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346594976

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar a postura de estudantes universitários com relação à influência interpessoal em redes sociais virtuais no processo decisório de consumo de estudantes universitários. Para isso, foi conduzido um survey com 200 estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A amostra foi obtida por adesão, e o instrumento de coleta de dados foi aplicado em ambiente virtual. Foram adaptadas escalas para mensurar e avaliar a propensão dos estudantes universitários para influenciar e serem influenciados pelos seus contatos de redes sociais virtuais. Os resultados sugerem que as escalas adaptadas são satisfatórias para mensurar aquilo a que elas se propõem. Também foi constatado que homens apresentam maior capacidade de influenciar as opiniões de seus contatos sociais virtuais. Já o tempo de acesso à internet influencia positivamente e significativamente a propensão dos usuários para serem influenciados por seus contatos sociais virtuais. A correlação existente entre a capacidade de influenciar e a propensão de ser influenciado é significativa e positiva.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Eduardo Botti Abbade, UFRGS e UNIFRA

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor Assistente e Coordenador de Pesquisas do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Pesquisa de Marketing, análise estratégica e posicionamento de mercado. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, Marketing Estratégico e Tecnologias de Informação e Gestão. É atual lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD) do curso de Administração da UNIFRA.

Veröffentlicht

2014-06-08

Zitationsvorschlag

Abbade, E. B., Della Flora, A., & Noro, G. de B. (2014). A Influência Interpessoal em Redes Sociais Virtuais e as Decisões de Consumo. Revista De Administração Da UFSM, 7(2). https://doi.org/10.5902/198346594976

Ausgabe

Rubrik

Articles