A Influência Interpessoal em Redes Sociais Virtuais e as Decisões de Consumo
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346594976Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a postura de estudantes universitários com relação à influência interpessoal em redes sociais virtuais no processo decisório de consumo de estudantes universitários. Para isso, foi conduzido um survey com 200 estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A amostra foi obtida por adesão, e o instrumento de coleta de dados foi aplicado em ambiente virtual. Foram adaptadas escalas para mensurar e avaliar a propensão dos estudantes universitários para influenciar e serem influenciados pelos seus contatos de redes sociais virtuais. Os resultados sugerem que as escalas adaptadas são satisfatórias para mensurar aquilo a que elas se propõem. Também foi constatado que homens apresentam maior capacidade de influenciar as opiniões de seus contatos sociais virtuais. Já o tempo de acesso à internet influencia positivamente e significativamente a propensão dos usuários para serem influenciados por seus contatos sociais virtuais. A correlação existente entre a capacidade de influenciar e a propensão de ser influenciado é significativa e positiva.
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