Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593852Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198346593852
O objetivo neste artigo é retratar o segmento de turismo LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) da cidade de São Paulo e levantar informações sobre seu perfil como importante respaldo para o setor turístico na definição de suas estratégias de marketing. Foi realizado levantamento bibliográfico exploratório e um levantamento de dados estatísticos junto a órgãos governamentais e órgãos representantes deste público para uma descrição e análise dos dados sobre a composição e perfil desse segmento, bem como sobre as estratégias que estão sendo utilizadas pelas empresas para cativá-lo e fidelizá-lo. Compõe também o trabalho Estudo Descritivo realizado pelo Observatório do Turismo de São Paulo junto aos participantes da Parada Gay em São Paulo, em 2011. Como resultados, verifica-se que o público LGTB apresenta particularidades comportamentais como compradores de produtos turísticos, proporcionando durante sua estada, investimentos superiores aos feitos por outros segmentos do turismo, pois vem permanecendo como turista por um período maior de tempo em São Paulo, deixando assim mais recursos financeiros na cidade. Também apresenta como resultados, exemplos da utilização eficaz de estratégias de diferenciação por parte das organizações, na atração, atendimento e fidelização desse segmento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


