Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo

Autores/as

  • Maurício Sanitá Azevedo UNINOVE
  • Cibele Barsalini Martins UNINOVE
  • Nádia Kassouf Pizzinatto UNIMEP
  • Osvaldo Elias Farah

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346593852

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346593852

O objetivo neste artigo é retratar o segmento de turismo LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) da cidade de São Paulo e levantar informações sobre seu perfil como importante respaldo para o setor turístico na definição de suas estratégias de marketing. Foi realizado levantamento bibliográfico exploratório e um levantamento de dados estatísticos junto a órgãos governamentais e órgãos representantes deste público para uma descrição e análise dos dados sobre a composição e perfil desse segmento, bem como sobre as estratégias que estão sendo utilizadas pelas empresas para cativá-lo e fidelizá-lo. Compõe também o trabalho Estudo Descritivo realizado pelo Observatório do Turismo de São Paulo junto aos participantes da Parada Gay em São Paulo, em 2011. Como resultados, verifica-se que o público LGTB apresenta particularidades comportamentais como compradores de produtos turísticos, proporcionando durante sua estada, investimentos superiores aos feitos por outros segmentos do turismo, pois vem permanecendo como turista por um período maior de tempo em São Paulo, deixando assim mais recursos financeiros na cidade. Também apresenta como resultados, exemplos da utilização eficaz de estratégias de diferenciação por parte das organizações, na atração, atendimento e fidelização desse segmento.

 

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Biografía del autor/a

Maurício Sanitá Azevedo, UNINOVE

Doutorando pelo programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Mestre em Administração Profissional pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); MBA em Gestão Executiva e Especialização em Gestão Estratégia de Negócios, ambos pelo INPG; Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP); Empresário e Professor Universitário

Cibele Barsalini Martins, UNINOVE

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na
Universidade Nove de Julho - PMDA. Mestre em Administração pelo mesmo programa (2004).
Especialista em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada em Administração pela
Universidade Nove de Julho (2002) e em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas
Tadeu (1997). É Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e
professora adjunta na Universidade Paulista. Tem experiência nas áreas de Administração e
Secretariado, nos temas de Administração do Relacionamento com o Cliente, Administração e
Estrutura de Processos, Administração e Gestão em Secretariado Executivo.

Nádia Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

Doutora e Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Administradora e Economista pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pesquisadora e Consultora Organizacional. Professora de Cursos de Doutorado, Mestrado, Graduação e Especialização, na área de Marketing, lecionando principalmente em Planejamento de Marketing, Pesquisa de Marketing, Marketing do Agronegócio e Marketing de Relacionamento com foco no cliente. Desenvolve pesquisas na área de Marketing do Agronegócio, Marketing Varejista e Educação. É autora de livros, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos na área de Administração e Marketing. Na gestão educacional, ocupou cargos de liderança acadêmica, como Coordenadora de Cursos de Graduação e Especialização, Diretora de Faculdades, e Presidente da Comissão de Pesquisa do Conselho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão. É membro dos Conselhos Consultivo e Fiscal da Associação Nacional de Cursos de Graduação em Administração (Angrad), organização que vem atuando junto ao MEC para a elevação do nível da educação em Administração no Brasil. Como Consultora do Ministério da Educação atua em Comissões de Verificação para implantação e reconhecimento de Cursos de Graduação em Administração no país.

Osvaldo Elias Farah

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

Azevedo, M. S., Martins, C. B., Pizzinatto, N. K., & Farah, O. E. (2012). Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo. Revista De Administração Da UFSM, 5(3), 493–506. https://doi.org/10.5902/198346593852

Número

Sección

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