Entre The Fame e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócio em ambientes competitivos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465937480Schlagworte:
Estratégia, Lady Gaga, Marca, Posicionamento, Vantagem competitivaAbstract
Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bem-sucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.
Downloads
Literaturhinweise
ALLAN, B. Lady Gaga's joanne world tour final numbers: $95 million earned & 842,000 tickets sold. Billboard, 15 fev. 2018. Disponível em: <https://www.billboard. com/articles/columns/chart-beat/8099986/lady-gaga-joanne-world-tour-final-numbers>. Acesso em: 07 mai. 2018.
ANDERSON, J.; RECKHENRICH, J.; KUPP, M. Lady Gaga: born this way? Antwerp Management School. 2011. Disponível em: <http://www.bu.edu/goglobal/a/presenta tions/ladygaga.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2018.
ANSOFF, H. I. Corporate strategy. Harmondsworth: Penguin, 1965.
BARBOSA, L. O que podemos aprender sobre reposicionamento de marca com Lady Gaga. Blog Stalo, 13 de set. 2017. Disponível em: <http://blog.stalo.digital/o-que-podemos-aprender-sobre-reposicionamento-com-lady-gaga/>. Acesso em: 03 mai. 2018.
BELANCIANO, V. Ascensão e queda de Lady Gaga. Público, 24 out. 2016. Disponível em: <https://www.publico.pt/2016/10/24/culturaipsilon/critica/ascensao-e-queda-de-ladygaga -1748636>. Acesso em: 04 mai. 2018.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENTO, E. Há dez anos, Lady Gaga iniciava uma revolução na música pop. Diário de Pernambuco, 09 abr. 2018. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com. br/app/noticia/viver/2018/04/09/internas_viver,747990/ha-dez-anos-lady-gaga-iniciava-uma-revolucao-na-musica-pop.shtml>. Acesso em: 04 mai. 2018.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Codex: Porto, 1994.
BOJE, D. M. "Organizations as Storytelling Networks: a study of story performance in an office-supply firm." Administrative Science Quarterly, v. 36, p. 106-126, 1991.
BORNELI, J. O que podemos aprender com a venda da yahoo! StartSe, 25 jul. 2016. Disponível em: <https://conteudo.startse.com.br/mercado/juniorboneli/o-que-podemos-apren der-com-a-venda-do-yahoo/>. Acesso em: 02 mai. 2018.
BULOW, J. An economic theory of planned obsolescence. The Quarterly Journal of Economics, v. 101, n. 4, p. 729-749, nov. 1986.
CARDOSO, C. F.; BRIGNOLI, H. P. Os métodos da história: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. São José: Universidad de Costa Rica, 1975
CARTER, M. A study of Lady Gaga’s brand, branding techniques, and their application to other brands. 2010. Honors Projects. 54. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2018.
CARVALHO, L. Microsoft prepara celular diferente de tudo o que existe hoje. Olhar Digital, 03 mai. 2017. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/microsoft-prepara-celular-diferente-de-tudo-o-que-existe-hoje/67997>. Acesso em: 30 abr. 2018.
CHURCHILL, G. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Editora Saraiva, 2000.
CIO. Microsoft se reorganiza e prioriza inteligência artificial na nuvem. 29 mar. 2018. Disponível em: <http://cio.com.br/noticias/2018/03/29/microsoft-se-reorganiza-e-prioriza-inte ligencia-artificial-na-nuvem/>. Acesso em: 29 abr. 2018.
COHAN, P. How Steve Jobs got att to share revenue. Forbes, 16 ago. 2013. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/petercohan/2013/08/16/how-steve-jobs-got-att-to-share-re venue/#13296f7f391c>. Acesso em: 02 mai. 2018.
CRESCITELLI, E.; FIGUEIREDO, J. B. Brand equity evolution: a system dynamics model. Brazilian Administration Review, v. 6, n. 2, p. 101-117, apr./jun. 2009.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DOLAN, J. Tony Bennett, Lady Gaga: cheek to cheek. RollingStone. 23 set. 2014. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/albumreviews/tony-bennett-lady-gaga-cheek-to-cheek-2014092>. Acesso em: 07 mai. 2018.
DOMINGUEZ, S. Valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 7, n. 04, out./dez. 2000.
DOORASAMY, M. Product portfolio management: an important business strategy. Foundations of Management. v. 7, n. 1, p. 29-36, jun. 2015.
EBHARDT, T.; LEPIDO, D. Fiat dá adeus à itália e fusão marca o fim de uma era. Exame, 01 ago. 2014. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/fiat-da-adeus-a-italia-e-fusao-marca-o-fim-de-uma-era/>. Acesso em: 04 mai. 2018.
ELGAN, M. The coming war over the iPhone. PCWorld, 21 jun. 2007. Disponível em: <https://www.pcworld.com/article/133303/article.html>. Acesso em: 06 mai. 2018.
EXAME. Executivos poderiam aprender com Lady Gaga. EXAME, 01 nov. 2011. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/executivos-poderiam-aprender-com-lady-gaga/>. Acesso em: 27 abr. 2018.
FISCHER, E. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
GERAQUE, E. Em 50 anos, super bowl passou de um simples jogo a evento milionário. Folha de São Paulo, 01 fev. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com. br/esporte/2018/02/1954921-em-50-anos-super-bowl-passou-de-um-simples-jogo-a-evento-milionario.shtml>. Acesso em: 04 mai. 2018.
GILL, A. Lady Gaga, artpop – it’s hard not to feel underwhelmed. Independent. 2013. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/reviews/album-revi ew-lady-gaga-artpop-its-hard-not-to-feel-underwhelmed-8926676.html>. Acesso em: 03 mai. 2018.
GILL, M. S.; DAWRA, J. Evaluating aaker´s sources of brand equity and the mediating of brand image. Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, v. 18, n. 3/4, p. 189-198, sept. 2010.
GOLDMAN, L. Estrutura social y consciencia colectiva de las estructuras. In: LABROUSSE et al lii. Las estructuras y los hombres. Barcelona: Edicion es Ariel, 1969, p.104-113.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. May-June, 1990. Disponível em: <https://www.pro frandes.com.br/userfiles/37e2f78e93b640608ec17b8de1b6d4b5.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.
HARDING, C. Lady Gaga: the billboard cover story. Billboard, 08 jul. 2009. Disponível em: <https://www.billboard.com/articles/news/267810/lady-gaga-the-billboard-cover-story>. Acesso em: 20 abr. 2017.
HARRIS, C. Lady Gaga brings her artistic vision of pop music to new album – and a new kids song. MTV, 06 set. 2008. Disponível em: <http://www.mtv.com/news/1589013/ lady-gaga-brings-her-artistic-vision-of-pop-music-to-new-album-and-a-new-kids-song/>. Acesso em: 30 abr. 2018.
HSM. Lady Gaga - pequenos monstros, grandes recompensas. HSM Publishing, 14 fev. 2016. <http://www.revistahsm.com.br/estrategia-e-execucao/lady-gaga-pequenos-monstros-grandes-recompensas/>. Acesso em: 04 mai. 2018.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Person, 2012.
MCINTYRE, H. Lady Gaga, Miley & Kesha: top 40 pop has gone acoustic, but is it going well? Forbes, 16 ago. 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/hughmcinty re/2017/08/16/lady-gaga-miley-kesha-top-40-pop-has-gone-acoustic-but-is-it-going-well/#4d 3ea9ae4e7f>. Acesso em: 03 mai. 2018.
MCNISH, J.; SILCOFF, S. Losing the signal: the untold story behind the extraordinary rise and spectacular fall of blackberry. New York: Flatiron Books, 2015.
MCWILLIAMS, J. Coca-cola mantém terceiro lugar no top 10 das marcas mais valiosas do mundo. Coca-Cola Brasil, 6 out. 2016. Disponível em: <https://www.cocacola brasil.com.br/historias/coca-cola-mantem-terceiro-lugar-no-top-10-das-marcas-mais-valiosas-do-mundo>. Acesso em: 06 mai. 2018.
MESSITTE, N. Artpop goes the weasel: three glimpses into the deflation of a superstar. Forbes, 13 dez. 2013. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/nickmessitte /2013/12/13/artpop-goes-the-weasel-3-glimpses-into-the-deflation-of-a-superstar/#78242 bcf6 a24>. Acesso em: 05 mai. 2018.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2009.
PADRÃO, M.; RIBEIRO, G. F. Há 10 anos, lançamento do primeiro iPhone iniciava revolução no mundo. UOL, 09 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 mai. 2018.
PARTRIDGE, K. Tony Bennett and Lady Gaga's cheek to cheek': track-by-track album review. Billboard, 22 set. 2014. Disponível em: <https://www.billboard.com/articles/6 259180/tony-bennett-lady-gaga-cheek-to-cheek-track-by-track-album-review>. Acesso em: 07 mai. 2018.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 12. ed. Elsevier, 1985.
REICH, H. Tony Bennett on Lady Gaga, and his dreams for his 90th birthday. Chicago Tribune, 4 ago. 2014. Disponível em: <http://www.chicagotribune.com/entertain ment/music/reich/ct-tony-bennett-lady-gaga-20140805-column.html>. Acesso em: 28 abr. 2018.
ROBBINS, R. Oscar Wilde. London and New York: Continuum International Publishing Group. 2011. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=rB_4HOXBc8kC& printsec=frontcover&dq=oscar+wilde&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwijuMnLj-3aAhUDD 5AKHeMaBhAQ6AEIKDAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 03 mai. 2018.
ROLLING STONE. Lady Gaga to debut joanne songs on dive bar mini-tour. ROLLING STONE, 02 out. 2016. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/news/lady-gaga-to-debut-joanne-songs-on-dive-bar-mini-tour-w442984>. Acesso em: 28 abr. 2018.
SAHLINS, M. História e cultura: apologias a tucídides. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=meC-9GBHklsC&printsec=frontco ver&dq=cultura+e+historia&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi48_zCmO3aAhXKHJ AKHX4wBhIQ6AEINTAC#v=onepage&q=arte&f=false>. Acesso em: 26 abr. 2018.
SARMENTO, C. Lady Gaga volta moça de família em joanne, disco reflexivo e emocional. O Globo, 16 out. 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com /cultura/musica /lady-gaga-volta-moca-de-familia-em-joanne-disco-reflexivo-emocional-2029 6761>. Acesso em: 27 abr. 2018.
SCHULTZ, D. E. Getting to the heart of the brand. Journal of Marketing Management, v. 10, n. 3, p. 8–9, sept./oct. 2001.
SOUZA, L. De fortuna a trocados: uma triste história do yahoo. Gazeta do Povo, 25 mai. 2017. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/manualdousuario/de-fortuna-trocad os-uma-triste-historia-do-yahoo/>. Acesso em: 05 mai. 2018.
SUMARES, G. Como o yahoo perdeu quase 100% de seu valor de mercado em 16 anos. Olhar Digital, 25 jul. 2016. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/pro/noticia/com o-o-yahoo-perdeu-quase-100-de-seu-valor-de-mercado-em-16-anos/60581>. Acesso em: 21 abr. 2018.
SUMARES, G. Yahoo é vendido por US$ 4,5 bilhões e CEO pede demissão. Olhar Digital, 14 jun. 2017. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/pro/noticia/yahoo-e-vendid a-por-us-4-5-bilhoes-e-ceo-pede-demissao/69028>. Acesso em: 26 abr. 2018.
SWAP, W.; LEONARD, D.; SHIELDS, M.; ABRAMS, L. Using Mentoring and Storytelling to Transfer Knowledge in the Workplace, Journal of Management Information Systems, 18:1, 95-114, 2001.
TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, ago. 1997.
WEIR, A. Gartner: windows phone market share collapses to 0.7% worldwide; android rises to 84.1%. Neowin, 20 mai. 2016. Disponível em: <https://www.neowin.net/ news/gartner-windows-phone-market-share-collapses-to-07-worldwide-android-rises-to-841> . Acesso em: 02 mai. 2018.
WHARTON. Balckberry não acreditava que iphone poderia ameaçar seu reinado nos smartphones. Canaltech, 25 mai. 2015. Disponível em: <https://canaltech.com.br/smartpho ne/blackberry-nao-acreditava-que-iphone-poderia-ameacar-seu-reinado-nos-smartphones-420 29/>. Acesso em: 27 abr. 2018.
WOOD, M. Lady Gaga, Tony Bennet a bad-dream team on cheek to cheek. LATIMES, 26 set. 2014. Disponível em: <http://www.latimes.com/entertainment/music/la-et-ms-review-lady-gaga-tony-bennett-bad-dream-team-cheek-to-cheek-20140926-story.html>. Acesso em: 14 maio, 2018.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZAMBELO, J. Com artpop, Lady Gaga se aproxima da arte, mas só no discurso. Veja, 10 nov. 2013. Disponível: <https://veja.abril.com.br/entretenimento/com-artpop-lady-gaga-se-aproxima-da-arte-mas-so-no-discurso/>. Acesso em: 07 mai. 2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.