Entre The Fame e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócio em ambientes competitivos

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465937480

Schlagworte:

Estratégia, Lady Gaga, Marca, Posicionamento, Vantagem competitiva

Abstract

Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bem-sucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.

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Autor/innen-Biografien

Israel Bueno Simões, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Especialista em Gestão Estratégica pela UFMG e Bacharel em Administração também pela UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Associado do CEPEAD/UFMG. PhD em Administração - Aston University (2002); mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993).

Shirlei da Conceição Domingos Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutorado em andamento em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Elimar Silva Melo, Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, MG

Mestrado em Administração pela FEAD/Brasil; Especializações em Gestão Empresarial (UNIPAM), Comunicação Social (FAFI) e Administração de Marketing (UNA); Graduação em Ciências Contábeis (PUC MINAS) e Administração (PUC MINAS).

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2019-07-08

Zitationsvorschlag

Simões, I. B., Gonçalves, C. A., Gonçalves, M. A., Silva, S. da C. D., & Melo, E. S. (2019). Entre The Fame e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócio em ambientes competitivos. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 384–401. https://doi.org/10.5902/1983465937480

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