Os dois lados da mesma moeda: identificando os paradoxos da tecnologia no consumo online dos brasileiros

Autor/innen

  • Claudia Maria Dias Guerra Disconzi Universidade Federal do Pampa
  • Kathiane Benedetti Corso Universidade Federal do Pampa
  • Marina Valim Bandeira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465935490

Abstract

A possibilidade de comprar a qualquer hora do dia, pesquisar preços e encontrar produtos variados são algumas das vantagens informadas por usuários do mercado online. Apesar dos benefícios, algumas desvantagens também são citadas por esses consumidores, tais como a impossibilidade de experimentação do produto, demora para entrega, dificuldade de acesso a sites e falta de segurança. Com isso, verifica-se a possibilidade de comportamento paradoxal entre este tipo de consumidor. Portanto, este trabalho tem por objetivo verificar a presença de paradoxos da tecnologia no comportamento dos consumidores online. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa e método de pesquisa survey. Um questionário foi elaborado visando coletar informações referentes ao perfil dos consumidores online entrevistados e às características do processo de compra, além de conter 28 afirmativas referentes aos 14 paradoxos da tecnologia adaptados de pesquisas nacionais para o consumo via internet. Obteve-se um total de 263 respondentes, onde se verificou a presença de dois pares de paradoxos: Integração/Isolamento e Planejamento/Improvisação.

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Autor/innen-Biografien

Claudia Maria Dias Guerra Disconzi, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa. Especialização em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Adminstração pela Universidade Federal do Pampa.

Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela UFSM. Mestrado em Administração pela UFSM. Doutorado em Administração na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta na área de Administração da Universidade Federal do Pampa. 

Marina Valim Bandeira, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pampa. Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa

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Veröffentlicht

2020-02-06

Zitationsvorschlag

Dias Guerra Disconzi, C. M., Benedetti Corso, K., & Valim Bandeira, M. (2020). Os dois lados da mesma moeda: identificando os paradoxos da tecnologia no consumo online dos brasileiros. Revista De Administração Da UFSM, 12, 1092–1107. https://doi.org/10.5902/1983465935490