Novas perspectivas sobre o assédio moral em instituições bancárias
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465929615Schlagworte:
Mobbing, banking, perception of occurrence, banking institutionsAbstract
A pesquisa objetiva diagnosticar o assédio moral a partir da percepção da ocorrência do fenômeno por funcionários de instituições bancárias públicas e privadas na cidade de João Pessoa - Paraíba. Trata-se de pesquisa descritiva, um estudo de caso, com abordagem quantitativa aplicada a uma amostra aleatória simples de 156 bancários, através de questionário sociodemográfico e escala de percepção de assédio moral no trabalho, validada por Martins e Ferraz (2014). Os dados foram analisados através do software SPSS e comparados por testes Qui-quadrado e análises de variância. Houve participação equiparada com relação ao gênero, a maioria de etnia branca, casados, graduados, idade média de 39 anos. Constatou-se que o fenômeno foi percebido com pouca frequência, no mínimo, uma vez ao mês, 34% dos bancários revelaram à ocorrência de assédio moral profissional e 19,9% de assédio pessoal, tais resultados incitaram a reflexão se o fenômeno sofreu superação, redução ou banalização entre a categoria profissional estudada. Os resultados também evidenciaram que as condutas de assédio moral, embora percebidas com pouca frequência, são mais observadas para com os funcionários dos bancos privados do que dos públicos.
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