Logística reversa no varejo: barreiras e motivações para retorno de produtos e embalagens

Autor/innen

  • Jacques Demajorovic Centro Universitário FEI
  • Laida da Silva Oliveira Campos Centro Universitário FEI
  • Juliana bonomi Santos de Campos Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928557

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção das relações entre as áreas internas da empresa, fornecedores e clientes envolvidos na gestão da LR no contexto do varejo em duas modalidades: devolução de produtos e retorno de embalagens utilizadas na movimentação logística de produto. A metodologia escolhida foi o estudo de caso único com duas unidades de análise, sendo o caso analisado um dos principais varejistas supermercadista do Brasil. Os resultados mostram conflitos nas duas modalidades estudadas e barreiras para a colaboração intra e inter-organizacional. Eles estão presentes nas áreas externas, ou seja, fornecedores, produtores e parceiros; e internas, principalmente nas áreas comercial e logística. Em ambas as modalidades, a falta de alinhamento de objetivos entre as áreas e os parceiros de negócio e a visão da logística reversa como uma área geradora de custos prejudica a eficácia dos fluxos reversos de produtos e embalagens no varejista. Observou-se, no entanto, que uma relação mais colaborativa, impulsionada por ação voluntária e não por legislação, com um dos parceiros de negócio, trouxe benefícios econômicos e ambientais para o varejista, indicando o potencial positivo da integração intra e interdepartamental para a gestão da logística reversa no varejo.

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Autor/innen-Biografien

Jacques Demajorovic, Centro Universitário FEI

Professor PPGA em Administração FEI

Laida da Silva Oliveira Campos, Centro Universitário FEI

Mestre em Administração de Empresas

Juliana bonomi Santos de Campos, Centro Universitário FEI

Professora do PPGA em Administração da FEI

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Veröffentlicht

2019-12-30

Zitationsvorschlag

Demajorovic, J., Campos, L. da S. O., & Campos, J. bonomi S. de. (2019). Logística reversa no varejo: barreiras e motivações para retorno de produtos e embalagens. Revista De Administração Da UFSM, 12(5), 911–930. https://doi.org/10.5902/1983465928557

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