Satisfaction and impulsive buying in the behavior ofresidents and tourists in stores with high human density: the moderating influence of the crowding perception

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928165

Abstract

This study analyses the moderator influence of the crowding perception about relations between the utilitarian or hedonic value perception, impulsive buying and the satisfaction customer locals and tourists in the retail context of tourist city. The choice of this scenario was motivated by the lack of research evaluating the buying relations when the high people’s density is observed in environments that crowding consumers accustomed or not to human density. The work contributes to the advancement of studies on crowding to analyze the phenomenon in tourism environment by assessing the influence of context and to consumer habit in to their reactions you human density. It was realized survey with residents and tourists. Dates were analyzed using structural equation modeling multigroup. In general, it was concluded that the tourists don’t suffer from the crowding in significantly store environment, unlike the residents who show discomfort with this phenomenon.

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Author Biographies

Gabriela Martins dos Santos, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Câmpus Caraguatatuba

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cidade de São Paulo (2016). Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (2014). Possui Curso Técnico em Contabilidade pelo Centro Paula Souza (2010). Tem experiência na área de Gestão e Negócios com ênfase em Processos Gerenciais. Técnica em Contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Caraguatatuba.

Marlette Cassia Oliveira Ferreira, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Câmpus Caraguatatuba

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação. Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Administração Geral, Graduação em Pedagogia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, varejo, emoção, crowding e coping.

Flavio Santino Bizarrias, Uninove

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, linha de pesquisa em Marketing. Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), fez especialização em MARKETING e MARKETING DE SERVIÇOS pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (2004) Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho, tendo atuado como analista de marketing sr na empresa TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO S/A.- Telefônica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia

Marcelo Moll Brandão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração pela EAESP/FGV com tese desenvolvida em comportamento do consumidor no varejo (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2006). Foi pesquisador do Projeto de Estudos sobre Atração dos Pólos Varejistas em SP - CEV/FGV. Experiência como professor de cursos de graduação e MBAs, mestrado e doutorado. Pesquisador da área de Marketing e seus trabalhos são centrados em temas como: comportamento do consumidor (influência de fatores situacionais do ambiente de loja no comportamento e respostas dos consumidores, percepção de crowding em ambientes de serviço, influência dos fatores humanos em ambiente de loja) e estratégia em marketing (mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing, influências das atividades de marketing no valor das empresas, fatores de atratividade de polos varejistas). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Published

2020-06-01

How to Cite

Santos, G. M. dos, Ferreira, M. C. O., Bizarrias, F. S., & Brandão, M. M. (2020). Satisfaction and impulsive buying in the behavior ofresidents and tourists in stores with high human density: the moderating influence of the crowding perception. Revista De Administração Da UFSM, 13(2), 355–375. https://doi.org/10.5902/1983465928165

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