Uma proposta de reestruturação dos canais de distribuição como vantagem competitiva no varejo de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592504Resumen
Os novos “moldes” de competitividade têm sugerido que as atenções sejam voltadas para uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos no setor supermercadistas, do produtor ao consumidor final dos produtos, reduzindo seus custos operacionais. Sabe-se que a eliminação de algumas dessas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição pode representar, para os pequenos e médios varejistas, uma importante vantagem competitiva, com a eliminação dos custos adicionais cobrados pelos intermediários. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de reestruturação dos canais de distribuição no varejo brasileiro de alimentos por meio da estratégia cooperativa, induzindo à eliminação dos intermediários. A pesquisa bibliográfica serviu de base para a definição da metodologia desta pesquisa, que foi realizada por meio de um estudo observacional junto a dezenove Centrais de Negócios Supermercadistas no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário com perguntas fechadas. Após a coleta dos dados e tabulação, foram aplicadas técnicas quantitativas de análise de dados por meio do sistema SAS. O estudo pretende discutir a proposta das redes de cooperação como alternativa estratégica, com a possibilidade de eliminação de algumas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

