A remuneração de profissionais de Tecnologia da Informação: um estudo sobre as práticas adotadas por empresas de informática do Distrito Federal

Autor/innen

  • Wesley Antonio Gonçalves Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Dalila Alves Corrêa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • José Antonio Monteiro Hipólito Faculdade FIA de Administração e Negócios, Fundação Instituto de Administraçã
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465917598

Abstract

A remuneração sempre foi considerada um aspecto crucial para as organizações reconhecerem e sistematizarem a agregação de resultados gerados pelos trabalhadores. É, também, um desafio, já que o assunto se mostra relacionado à sua produtividade e competitividade. Diante disso, este estudo teve como o objetivo analisar as práticas remuneratórias aplicadas por empresas do setor de informática, alocadas no Distrito Federal, em relação aos profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado junto a 103 empresas filiadas e associadas à uma associação e/ou a um sindicato da área. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário padronizado e aplicado aos gestores-chave das referidas empresas. Os resultados mostraram que a remuneração funcional é a forma mais praticada pelas empresas que integraram a pesquisa e que há tendência de elas virem a praticar a remuneração estratégica. A pesquisa permitiu verificar, também, lacunas na atuação da gestão de pessoas das referidas empresas para alavancar práticas remuneratórias não convencionais, tal como a remuneração por competência – metodologia mais propícia para reconhecer e recompensar o trabalhador pelo valor agregado.

 

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Autor/innen-Biografien

Wesley Antonio Gonçalves, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Docente Efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (em licença para dedicação total ao doutorado);

Área de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional.
Interesse pelas seguintes áreas de pesquisa:

Gestão de Pessoas;Gestão por Competência;Sistemas de Remuneração e Recompensas;Agregação de valor e capital intelectual;Comportamento e Mudança Organizacional;Liderança;Teorias organizacionais;Método de pesquisa Qualitativa;Ciência Sociais;Profissionais de Tecnologia da Informação;Administração de Sistemas de Informação;Gestão de TI.

Dalila Alves Corrêa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administraçãopela EAESP – FGV e graduada em Administração de Empresaspela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação emAdministração do PPGA - UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba.

José Antonio Monteiro Hipólito, Faculdade FIA de Administração e Negócios, Fundação Instituto de Administraçã

Doutor em Administração - pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Consultor Associado da GROWTH DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES, Consultor Associado da FISCHER E DUTRA GESTAO ORGANIZACIONAL, Livre da Faculdade FIA de Administração e Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Remuneração, Gestão de recursos humanos, Terceiro Setor, Recompensas.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba. Presidente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação da UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES. Experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisador do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços. Site www.giulianimarketing.pro.br

Veröffentlicht

2015-06-05

Zitationsvorschlag

Gonçalves, W. A., Corrêa, D. A., Hipólito, J. A. M., & Giuliani, A. C. (2015). A remuneração de profissionais de Tecnologia da Informação: um estudo sobre as práticas adotadas por empresas de informática do Distrito Federal. Revista De Administração Da UFSM, 8(1), 125–140. https://doi.org/10.5902/1983465917598

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