Produção científica de inovação no Brasil: uma análise sob a ótica das redes sociais

Autor/innen

  • Márcia Regina Santiago Scarpin Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, São Paulo
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vanessa Edy Dagnoni Mondini Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Giancarlo Gomes Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465914464

Abstract

A utilização das redes sociais na análise da produção científica permite a observação de aspectos interdisciplinares decorrentes da colaboração dos pesquisadores, além de proporcionar a análise e estruturação de um dado campo do conhecimento. Este estudo insere-se no âmbito das pesquisas que visam compreender as redes sociais no campo da produção científica na área de inovação, pretendendo quantificar a troca de informações para a construção do conhecimento. O estudo tem como objetivo identificar a formação de redes sociais na produção científica de inovação no período de 2006 a 2012, nos periódicos Qualis Capes de alto impacto (A1, A2, B1 e B2) do Brasil. A pesquisa é considerada descritiva, com método quantitativo e de caráter documental. Foram encontrados 678 autores, que representam os “nós” que, juntos, produziram 1.607 relações entre si (chamadas de “laços”) de 459.006 laços possíveis, indicando uma rede social formada por laços fracos, fragmentada, com a existência de 133 subgrupos e de baixa densidade. Os autores intermediários, considerados os mais importantes em uma rede social, pois por meio deles um ator interage entre atores não adjacentes, compuseram-se pelos pesquisadores VACCARO G. L. R. e BITENCOURT M. P. Juntos, esses autores conectam uma rede formada por outros nove pesquisadores, a maior possível.

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Autor/innen-Biografien

Márcia Regina Santiago Scarpin, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2000) e mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente cursa o doutorado em Administração de Empresas - Gestão de Operações, na - EAESP/FGV-SP, sendo bolsista CAPES. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: operações e estratégia, inovação, cultura organizacional, desempenho organizacional e supply chain. Possui artigos e trabalhos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais.

Denise Del Prá Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP - EAESP/FGV - (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) Grupo de Pesquisa CULTI. É professora titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) atuando nos Programas de Pós-Graduação em Administração (mestrado), Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (mestrado e doutorado) e membro do Comitê Científico da área de Gestão Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD.

Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Processos Gerenciais e Gestão Comercial. Possui especialização em Marketing e em Gestão e Tutoria do Ensino a Distância. É mestre em Administração pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Atualmente cursa o doutorado em Administração na FURB, como bolsista CAPES.

Giancarlo Gomes, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB (2013), com período sanduíche na Universitat de València - Espanha. Professor Visitante da Universidade Regional de Blumenau (FURB) atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Inovação em Produtos e Processos.

Veröffentlicht

2018-06-04

Zitationsvorschlag

Scarpin, M. R. S., Machado, D. D. P. N., Mondini, V. E. D., & Gomes, G. (2018). Produção científica de inovação no Brasil: uma análise sob a ótica das redes sociais. Revista De Administração Da UFSM, 11(1), 19–39. https://doi.org/10.5902/1983465914464

Ausgabe

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